Cheiro de ‘meias sujas’ na cabine faz pilotos desistirem de um voo e voltarem com avião

Um voo entre Londres e Zurique teve que ser alternado depois que seus pilotos sentiram um cheiro estranho, similar ao de “meias sujas”, na cabine de comando (segundo relatos de testemunhas a bordo). O incidente ocorreu no dia 7 de novembro a bordo do voo LX-339 da companhia aérea SWISS.

Inicialmente, pensava-se tratar de uma emergência médica, o que foi posteriormente rejeitado pela tripulação e pela empresa aérea.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, os pilotos comandaram a meia-volta com a aeronave antes mesmo de chegarem ao Canal da Mancha. A bordo havia 101 passageiros, que foram posteriormente remarcados para outros voos ou acomodados em hotéis.

Reporta o noticiário do MyLondon que as primeiras investigações não conseguiram estabelecer a causa do cheiro. Um voo de teste foi realizado, mas nenhuma irregularidade foi detectada, liberando a aeronave para que fosse recolocada na malha aérea da companhia suíça.

Situações como essa já foram identificadas em voos anteriores, de outras empresas aéreas, quando não se pôde determinar exatamente qual o cheiro ou sua origem. Nessas ocasiões, mantém-se o registro no diário da aeronave e os pilotos que a voarem observam se algo incomum é notado.

Os passageiros seguiram ao seu destino em um voo posterior.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias