Chile aprova a entrada da American Airlines no capital da JetSMART

Foto: JetSMART

A Procuradoria Nacional de Economia do Chile (FNE) aprovou a aquisição pela American Airlines de uma participação minoritária na JetSMART. Em 2021, ambas as empresas assinaram uma carta de intenções (LOI) para promover um acordo de codeshare com rotas nos Estados Unidos e América do Sul.

Anteriormente, a Indigo Partners e a companhia aérea com sede em Dallas enviaram à FNE um pedido de “operação de concentração que consiste na aquisição, pela American Airlines, de uma participação minoritária na JetSMART”. Ambas as empresas cumpriram todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério Público.

Como detalha o Aviacionline, no relatório do FNE foram feitas as seguintes considerações:

1 – Atualmente, a American Airlines oferece serviços para o Chile a partir de seus principais hubs, permitindo que os passageiros se conectem a outros destinos. A companhia aérea americana oferece voos diários de Miami e Dallas/Fort Worth para Santiago.

2 – A JetSMART opera no Chile e oferece serviços de cabotagem, além de operações internacionais para Peru, Argentina, Uruguai, Brasil e Colômbia.

3 – A American terá uma porcentagem minoritária nas ações emitidas pela JetSMART. Além disso, ambas as companhias aéreas firmaram um acordo de codeshare, acordo de programa de milhagem e outros acordos comerciais.

4 – A American e a JetSMART não comercializam as mesmas rotas origem-destino (O&D).

5 – Ambas as companhias aéreas estão em processo de concretização de acordos de cooperação bilaterais de interlining e codeshare, como parte da aliança.

6 – A JetSMART não firmou nenhum tipo de cooperação com outras operadoras aéreas.

7 – A American e a companhia aérea do grupo Indigo Partners não possuem acordos de terceiros que tenham como objetivo a comercialização de voos no Chile.

8 – No que se refere ao transporte de cargas, a American mantém acordo de interline com agente econômico que não transporta cargas em rotas dentro do Chile .

9 – A acusação conclui que a concretizar-se esta associação não é adequada para reduzir substancialmente a concorrência nos mercados analisados.

A JetSMART opera voos domésticos no Chile, Argentina e Peru, e pretende fazer o mesmo na Colômbia em 2023, onde já solicitou autorização à Aeronáutica Civil, que no final de 2022 foi “adiada” até que algumas questões sejam esclarecidas, entre elas, a do sinal verde da Procuradoria Econômica Nacional do Chile.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias