Chile recebe A330 da Espanha e C-295 da Colômbia como ajuda para combater incêndios

Airbus A330-200 – Imagem: Força Aérea Espanhola

A pedido do Governo do Chile, a Espanha destacou um contingente da Unidade Militar de Emergência (UME) para colaborar na onda de incêndios. Os militares decolaram na manhã do último domingo (5) em um Airbus A330-200 do 45º Grupo do Exército Aeroespacial da Base Aérea de Torrejón. A aeronave, registrada sob a matrícula T.24-01, de Madri e chegou a Santiago.

O principal objetivo da implantação é oferecer ao governo chileno suporte especializado com capacidades técnicas como análise e assessoria em LCIF e reforço da estrutura de Comando e Controle com drones (Mavic e Matrice 300 para grandes áreas e Helios para espaços confinados), bem como com links de satélite.

O dispositivo também contribuirá com a experiência da Espanha em relação aos incêndios na interface florestal-urbana, uma das ameaças que mais preocupam as autoridades chilenas.

Além da Espanha, a Força Aérea Colombiana disponibilizou um Airbus Casa C-295 (designado C-105 Amazonas no Brasil) do Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM), que transportará de Bogotá ao Chile, 20 homens do Corpo de Bombeiros de Cali-Valle del Cauca, um voluntário da Cruz Vermelha, 5 pessoas das Operações Especiais Unidade de Emergências e Desastres da Polícia Nacional e membro da UNGRD (Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres).

Da mesma forma, a aeronave transportará equipamentos e ferramentas necessárias, para que os especialistas neste tipo de emergência possam contribuir para a extinção de dezenas de incêndios, que já queimaram mais de 270.000 hectares do território chileno.

A missão de transporte de pessoal, equipamentos e carga levará mais de 10 horas de voo desde Bogotá, cruzando a cordilheira dos Andes, com destino inicial a Santiago do Chile, de onde se espera atender a diferentes demandas diante desta emergência.

Airbus Casa C-295 – Imagem: Força Aérea Colombiana

Esta semana um DC-10 da empresa privada 10 Air Tanker chegou ao Chile e terá como companhia um D-87 (DC-9) da Erickson Aero Tanker que chegará neste sábado (9) para combater os incêndios florestais que atingem a zona centro-sul.

A Corporação Florestal Nacional do Chile (Conaf) tem à sua disposição 63 aeronaves (incluindo um Coulson C-130, um Air Tractor AT-802 e um helicóptero Chinook, entre outros), aos quais outras 10 aeronaves da Senapred e quatro que o Conaf contratou para sua parte. Paralelamente, a Chilean Wood Corporation disponibilizou 60 aeronaves adicionais, informa o Aviacionline.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias