Início Variedades

China divulga vídeo e culpa Estados Unidos de “jogar um Boeing” contra um de seus caças

Neste final de semana, tornou-se conhecido um vídeo, filmado de dentro de uma aeronave Boeing RC-135, equipamento de reconhecimento da Força Aérea dos EUA (USAF), no qual um caça J-11 da Marinha Chinesa se aproxima perigosamente sobre o Mar da China Meridional. A versão americana foi a de que a manobra perigosa teria sido causada pelo chinês, mas a China contesta e culpa os Estados Unidos.

Para sustentar sua versão do evento, os chineses divulgaram as imagens gravadas a partir do caça, que podem ser vistas abaixo. Por elas, a China tenta mostrar que o Boeing americano fez uma manobra perigosa, curvando suavemente à esquerda, indo na direção do caça J-11.

Além disso, na versão chinesa, o caça foi enviado porque a aeronave de reconhecimento da USAF estaria próxima demais de uma área onde a China fazia exercícios de treinamento no mar, especialmente na região das Ilhas Xisha.

O vídeo publicado pela China está abaixo e permite ver as aeronaves voando bem próximas. Enquanto isso, o clima vai ficando cada vez mais tenso na região.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.