China Eastern será o cliente lançador do jato chinês COMAC C919, que concorre com o 737

Avião COMAC C919
Imagem: Ken Chen / CC BY-SA, via Wikimedia

O COMAC C919 está prestes a subir aos céus e a China Eastern será o cliente lançador desta nova aeronave de fuselagem estreita, informou hoje (14) a fabricante chinesa. O jato da China Eastern está prestes a sair da montagem final e tem a entrega programada para o final deste ano.

O C919 é construído pelo fabricante estatal Commercial Aircraft Corp of China (COMAC) e visa competir com os grandes fabricantes ocidentais, Airbus e Boeing, no segmento do Airbus A320 e Boeing 737.

Conforme verificou nosso parceiro Aviacionline, o programa C919 ainda está em processo de obtenção do certificado de aeronavegabilidade e, de acordo com a autoridade aeronáutica chinesa, a aeronave está atualmente na fase de produção de lote limitado.

A China Eastern Airlines, sediada em Xangai, é a segunda maior transportadora aérea da China Continental e seu pedido de COMAC C919 será transferido para sua subsidiária regional OTT Airlines, que opera no Aeroporto de Hongquio. A OTT opera voos domésticos e opera exclusivamente aeronaves de fabricantes chineses.

A OTT Airlines espera receber o primeiro C919 no final de 2021, dois em 2022 e finalizar as entregas em 2023 com outros dois. Atualmente, a frota da companhia aérea é composta por 5 COMAC ARJ21-700 com 30 pedidos pendentes, uma aeronave tem capacidade para 90 assentos em uma única configuração.

O programa do C919 sofreu alguns atrasos no ano passado devido a problemas no motor e no estabilizador horizontal da aeronave. A COMAC anunciou que terá a aeronave certificada em 2021 ou 2022 e espera entregar a primeira aeronave da série ainda este ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Companhia aérea perde criança de 12 anos no aeroporto após erro...

0
Uma mãe foi às redes sociais compartilhar seu drama, depois que sua filha de 12 anos foi perdida pela American Airlines no aeroporto