Início Variedades

China fecha fronteiras para voos vindos do exterior a fim de evitar entrada da Covid-19

A China fechará suas fronteiras para estrangeiros a partir de sábado, 28 de março, em um passo dramático para tentar impedir que o coronavírus venha do exterior, reportou a mídia estatal nesta quinta-feira.

Foto de AirportStudio via Wikimedia Commons

Essa é a mais recente de uma série de medidas difíceis do governo chinês para combater o Coronavírus, que apareceu pela primeira vez na cidade de Wuhan no final do ano passado e se espalhou amplamente desde então.

autoridade de aviação civil da China reduziu na quinta-feira os voos de entrada e saída para um máximo de um por companhia aérea e por país estrangeiro a cada semana. Também limitou a ocupação dos voos, para 75% de passageiros ou menos.

O governo de Xangai ordenou que a maioria dos passageiros que entrassem no país passassem por uma quarentena de 14 dias a partir das 18h de quinta-feira. A capital, Pequim, já havia adotado uma medida assim. Anteriormente, Xangai não havia colocado em quarentena as pessoas sem sintomas que chegavam de locais considerados de baixo risco.

Não está claro por quanto tempo o fechamento da fronteira para estrangeiros – que afeta aqueles que possuem vistos e autorizações de residência válidos – permanecerá em vigor. O Ministério de Relações Exteriores e Imigração Nacional disse em um comunicado publicado na quinta-feira que diplomatas, tripulações de aviões ou embarcações e outros com tipos específicos de vistos seriam isentos.

“A suspensão é uma medida temporária que a China é obrigada a tomar à luz da situação do surto e das práticas de outros países”, afirmou o comunicado. “A China manterá contato íntimo com todos os lados e lidará adequadamente com o intercâmbio de pessoal com o resto do mundo sob circunstâncias especiais”.

Foto de Ytx21cn via Wikimedia Commons

Os estrangeiros que buscam entrar na China “para atividades econômicas, comerciais, científicas ou tecnológicas necessárias ou fora de necessidades humanitárias de emergência” ainda podem se inscrever em suas embaixadas e consulados, diz o comunicado. Os vistos emitidos após este anúncio ainda serão honrados, afirmou.

A China começou a impor quarentenas e limites estritos ao fluxo de pessoas no país no final de janeiro, à medida que o surto se espalhava. O número de casos transmitidos internamente caiu para quase zero. Mas o governo relatou um número crescente de casos importados nos últimos dias. Relatou 67 novos casos da doença na quinta-feira, todos do exterior.

A China vinha gradualmente restringindo a triagem e a quarentena de passageiros que chegavam. Todos os passageiros vindos do exterior da China devem ser testados quanto ao coronavírus.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile