China revela oficialmente o novo avião-tanque derivado do Y-20

O avião-tanque de nova geração da China YU-20 começou a entrar em treinamento de prontidão para combate com objetivo de reforçar as capacidades operacionais de longo alcance de outros aviões de guerra, anunciou um porta-voz do Ministério do Povo da China, de acordo com o site de notícias Global Times 

O YU-20 é a versão de reabastecimento em voo desenvolvida a partir do avião de transporte estratégico Y-20, e foi exibido pela primeira vez em vídeo, enquanto realizava manobras ao lado de caças PLAAF. A aeronave é análoga do Il-78 Midas, que a Rússia desenvolveu a partir do avião de transporte Il-76.

No vídeo abaixo, pode-se observar como o YU-20 realiza exercícios de reabastecimento aéreo sobre o mar com a aeronave de combate J-16, buscando um nível realista de treinamento tático, dado seu iminente desdobramento para apoiar missões de patrulha sobre o estreito. de Taiwan.

Como aeronave-tanque de nova geração da China, o YU-20 pode efetivamente aprimorar as atividades operacionais de longo alcance da força aérea, mantendo a mesma funcionalidade que o avião de transporte Y-20 em missões de transporte aéreo, disse o coronel Shen, reporta o site Aviacionline.

Embora esta seja a primeira apresentação oficial do YU-20, a existência do avião-tanque é amplamente conhecida do público em geral devido às suas missões anteriores ao redor da ilha de Taiwan. Em 28 de novembro de 2021, um total de 27 aeronaves chinesas de transporte e carga, incluindo um YU-20, entraram na autoproclamada zona de identificação de defesa aérea no sudoeste da ilha de Taiwan, informaram as autoridades de Taiwan na época.

Uma capacidade necessária

Ao contar com o reabastecedor aéreo, os aviões de guerra podem ter maior alcance e/ou tempo de operação, tornando o navio-tanque um meio essencial de projeção de potência.

Essa capacidade é, por enquanto, limitada na força chinesa, pois sua frota de tanques consiste em apenas duas dúzias de H-6Us (bombardeiros médios H-6 Badger convertidos em aviões tanques) e um trio de ucranianos Il-78 Midas, que aparentemente estariam apenas realizando missões de transporte de carga.

A incorporação do YU-20 é essencial para a política externa chinesa e seus planos estratégicos de projeção. A capacidade de reabastecimento em voo da PLAAF será significativamente aumentada e modernizada com esta aeronave.

Como a Força Aérea Chinesa planeja manter e aumentar sua presença em torno da ilha de Taiwan e, de fato, em toda a primeira cadeia de ilhas, é imperativo que ela aumente e modernize sua capacidade de reabastecimento aérea.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo