Início Empresas Aéreas

China Southern retira os dois últimos A380 e lista de operadores do modelo cai para dez

Avião Airbus A380 China Southern Airlines
Imagem: Melv_L – MACASR / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A lista de operadores do Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, encurtou nesta semana, depois que a empresa aérea estatal China Southern confirmou que desativou as duas últimas unidades do modelo em sua frota. Com isso, restam apenas oito empresas aéreas ainda operando a aeronave no mundo.

A China Southern Airlines se junta à Air France, Malaysia Airlines e Thai Airways por terem decidido retirar permanentemente o A380 de suas frotas. Por outro lado, ainda seguem operando o gigante avião as companhias Emirates, Singapore Airlines, Qantas, ANA, Qatar, Korean Air, Asiana, British Airways, Etihad e Lufthansa.

Apesar de manter os A380 ativos na frota, a Etihad e a Lufthansa, já haviam dito anteriormente que seu desejo é aposentar o jato. A alemã, por exemplo, chegou a mandar todas as suas unidades para uma área de armazenamento, mas acabou voltando atrás meses depois, diante do atraso da Boeing para entregar as aeronaves 777X.

Segundo dados do Planespotters, há 239 jatos Airbus A380 ainda ativos no mundo, sendo a metade deles na empresa emiradense Emirates, maior cliente da aeronave.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.