Chinesa AutoFlight realiza seu primeiro voo no Japão com sua aeronave eVTOL

Imagem: Divulgação – AutoFlight

A fabricante chinesa AutoFlight, especializada em tecnologia de aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), informa que alcançou um marco significativo com seu primeiro voo bem-sucedido no Japão:

Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, a aeronave eVTOL de duas toneladas da empresa completou seu voo de demonstração inaugural em Okayama. O histórico voo foi realizado em colaboração com a MASC, uma organização sem fins lucrativos japonesa dedicada ao avanço da indústria aeroespacial.

Imagem: Divulgação – AutoFlight

Com aprovação total do Bureau de Aviação Civil do Japão (JCAB), essa conquista representa um passo crucial no “Projeto de Infraestrutura AAM da Comunidade Setouchi 2028” (SCAI28) da MASC.

A demonstração bem-sucedida abre caminho para futuros voos de teste em várias cidades japonesas, acelerando o caminho para operações comerciais de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) no Japão. Esta iniciativa está alinhada com a visão do país para o transporte aéreo urbano de próxima geração.

A região de Setouchi, uma área costeira vital ao longo do Mar Interior do Japão, conecta três das principais ilhas do país: Honshu, Shikoku e Kyushu. A região enfrenta atualmente desafios significativos, incluindo infraestrutura envelhecida em áreas costeiras e opções limitadas de transporte entre o continente e ilhas remotas. Através do projeto SCAI28, a MASC pretende enfrentar esses desafios implementando soluções inovadoras de mobilidade aérea enquanto promove o desenvolvimento industrial local.

À medida que países em todo o mundo correm para implementar soluções de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), a tecnologia eVTOL emergiu como um facilitador chave. A indústria está avançando por meio de voos de demonstração em diversos cenários, enquanto simultaneamente desenvolve infraestruturas essenciais, incluindo vertiportos, plataformas de gestão digital e estruturas regulatórias.

A AutoFlight demonstrou seu domínio técnico por meio de vários voos marcantes em 2024. Em fevereiro e agosto, a empresa completou com sucesso voos interurbanos e transmarítimos no Delta do Rio das Pérolas (Shenzhen a Zhuhai) e um voo cruzando o Rio Yangtze na região do Delta do Rio Yangtze perto de Nanjing, contribuindo para a economia emergente de baixa altitude da China. Em maio, a aeronave eVTOL da empresa alcançou um voo significativo de 123 quilômetros em Abu Dhabi, com metade do nível de sua bateria restante quando pousou.

Este último voo bem-sucedido no Japão valida ainda mais as capacidades técnicas e a expertise operacional global da empresa, afirma a AutoFlight.

Informações da AutoFlight

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Embraer E195 da Azul aborta decolagem após trem de pouso...

0
A aeronave realizaria o voo AD4097 entre o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto de Congonhas em um transporte regular de passageiros.