Início Indústria Aeronáutica

Chinesa começa a construir o maior hangar de manutenção de aeronaves de vão único do mundo

A HAECO Xiamen, membro do Grupo HAECO, participou hoje (8) de uma cerimônia de inauguração para iniciar a construção de sua nova instalação de manutenção de aeronaves no Aeroporto Internacional de Xiamen Xiang’an.

Fundada em 1993, a HAECO Xiamen cresceu vertiginosamente nos últimos 30 anos para se tornar uma fornecedora líder de serviços de manutenção e modificação de aeronaves na região da Ásia-Pacífico. Seu conjunto de serviços de engenharia aeronáutica inclui serviços de fuselagem, de linha, fabricação de peças, engenharia de projeto, certificação e treinamento técnico.

Atualmente com sede no Aeroporto Internacional de Xiamen Gaoqi, a HAECO Xiamen se mudará para o novo aeroporto para construir um novo hangar. Abrangendo uma área total de 537.300 m², incluindo uma área de construção de 292.300 m² e uma área de pátio de 284.000 m², 18 novos edifícios serão construídos para atender a engenharia de pátio, baias de teste de motores, túnel de utilidades, abastecimento de combustível de aviação e outros trabalhos ao ar livre.

A nova instalação de manutenção combinará inovação, design ecológico e tecnologia avançada para alcançar a melhor utilização de energia e eficiência operacional. Haverá 12 baias de manutenção de fuselagem larga e seis de fuselagem estreita, bem como duas baias de pintura separadas para fornecer estacionamento flexível para vários tipos de aeronaves e diferentes necessidades de manutenção. 

Assim que a construção for concluída, a HAECO Xiamen será o maior hangar de manutenção de aeronaves de vão único do mundo.

O projeto foi concebido para otimizar a eficiência operacional e maximizar a utilização do espaço, ajudando a reduzir os tempos de parada de manutenção de aeronaves e melhorar a pontualidade para atender aos cronogramas de manutenção de seus clientes. O design do eixo central conecta os hangares e edifícios auxiliares, facilitando o gerenciamento logístico e o compartilhamento de recursos. 

A nova instalação de manutenção também apresentará design inovador e medidas ecológicas de última geração, incluindo energia solar, sistemas inteligentes de gerenciamento de edifícios, controles inteligentes de iluminação, sistemas de armazenamento de água e ar condicionado, bem como tratamento avançado de águas residuais e ar, com o objetivo de obter a certificação ouro no sistema de classificação LEED-NC (Liderança em Energia e Design Ambiental para Novas Construções).

Como o maior investimento individual do Grupo HAECO desde o seu início, o projeto demonstra a confiança da HAECO no desenvolvimento da indústria de aviação da região.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.