Chinesa é indiciada nos EUA por tentar embarcar com revólver brasileiro em voo da American Airlines

Foto: DepositPhotos e BassProShops

Uma cidadã chinesa foi indiciada por um júri federal em Salt Lake City, Utah, após supostamente transportar uma arma não declarada em sua bagagem despachada e munição em sua bagagem de mão no Aeroporto de Provo.

Identificada como Xuemei Zhao, de 53 anos, natural da República Popular da China, foi inicialmente acusada em 20 de março de 2025.

De acordo com documentos judiciais, a Administração de Segurança dos Transportes (TSA) descobriu um revólver Rossi Braztech no calibre calibre .357 na bagagem despachada de Zhao, que estava em um voo da American Airlines com destino a Dallas-Fort Worth.

Este revólver é montado nos EUA pela BrazTech International L.C. mas as peças vem do Brasil, sendo fabricadas em São Leopoldo, no interior do Rio Grande do Sul. No mercado americano os revólveres da marca brasileira são considerados de entrada e básicos, e custam em média US$ 350.

Antes de entregar a mala à companhia aérea, Zhao não informou a presença da arma à TSA ou à American Airlines. Além disso, a passageira transportava nove munições calibre .357 em sua bagagem de mão. Após a descoberta, ela foi detida, e o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) confirmou que Zhao estava no país com visto de turista, possuía um pedido de asilo pendente e não era residente legal permanente.

Zhao foi formalmente acusada de posse de arma de fogo por pessoa restrita (estrangeira sem status legal permanente). Sua primeira audiência judicial sobre o caso está marcada para 28 de março de 2025, às 14h, no Tribunal Federal Orrin G. Hatch, no centro de Salt Lake City. O anúncio do indiciamento foi feito pelo Procurador Federal Interino do Distrito de Utah, Felice John Viti.

A investigação está sendo conduzida pelo escritório do FBI em Salt Lake City, com apoio do ICE e da TSA. O caso será processado pelo Procurador Assistente dos EUA, Michael Kennedy.

Com Informações da Procuradoria Federal Americana de Utah

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias