Início Aeroportos

Ciara não deixou três gigantes Airbus A380 pousarem na Inglaterra ontem

Várias companhias aéreas sofreram com o impacto da tempestade Ciara no Reino Unido neste fim de semana. Ventos de cerca de 90 km/h abalaram até a maior das aeronaves, o Airbus A380. Como resultado, no domingo, três dos gigantes foram forçados a desviar, pousando em outras partes da Inglaterra ou da Europa.

Airbus A380 da Emirates

Desvios em toda a Europa

Enquanto companhias aéreas como a British Airways decidiram cancelar algumas de suas rotas devido à tempestade Ciara, outras empresas ao redor do mundo optaram por fazer as viagens normais de longo curso e tentaram enfrentar as fortes rajadas de vento. Nem todas foram bem sucedidas.

Nos últimos dias, várias aeronaves fizeram tentativas de aterrissar no Reino Unido para descobrir que o procedimento está bastante próximo do impossível. Uma companhia aérea que se saiu particularmente mal foi a Emirates. Ela teve dois de seus A380 sendo desviados enquanto tentavam pousar.

Um em Londres

No domingo, 9 de fevereiro de 2020, o Airbus A380 registrado com a matrícula A6-EVD estava indo do Aeroporto Internacional do Dubai para Londres no voo de número EK15.

Esperava-se que a aeronave pousasse no aeroporto de Londres-Gatwick, no entanto, não foi possível concluir o voo no destino programado. O FlightRadar24 mostra a trajetória do gigante circulando sobre Londres antes de voltar para o centro da Europa após duas tentativas de aterrissagem.

Trajetória do voo do A380 desviado de Londres para Zurique – Imagem: FlightRadar24

O voo foi para Zurique, na Suíça, a cerca de 600 milhas (1000 km) de distância de Londres. Os passageiros foram acomodados na cidade e um voo de substituição foi programado para essa segunda-feira, 10 de fevereiro, pois o A380 decolou ontem mesmo de volta para Dubai.

Outro em Manchester

Infelizmente, a Emirates também sofreu outro desvio de seus A380 no mesmo dia. Isso envolveu um voo que completava a rota de Dubai para Manchester. Nesse caso, a aeronave de matrícula A6-EEA foi desviada para Frankfurt, na Alemanha.

O A380 da Emirates chegando em Frankfurt – Imagem: FlightRadar24

Qatar Airways também desvia

No entanto, a Emirates não estava sozinha em seus pousos fracassados ​​com o A380. A Qatar Airways também se desviou de Londres depois de duas tentativas de pousar por lá com o gigante no domingo.

O voo de número QR3 da Qatar deixou o Aeroporto Internacional Hamad em Doha a caminho de Londres-Heathrow, mas o Airbus registrado sob a matrícula A7-APG também não conseguiu pousar.

O A380 continuou a voar para o Norte, onde aterrissou no aeroporto de Manchester cerca de duas horas após o horário previsto para pouso na capital inglesa.

O desvio do A380 da Qatar para Manchester – Imagem: FlightRadar24

Segundo dados do FlightRadar24, o A7-APG decolou no final da tarde e completou sua jornada até Londres.

Desvios aos montes

Outras companhias aéreas e seus aviões de grande porte foram forçados a desviar na Europa após tentativas de aterrissar em Londres ao longo do final de semana.

Um Boeing 777 da British Airways estava voando para Londres, mas também pousou na Alemanha. A aeronave estava operando o voo BA196 do Aeroporto Intercontinental George Bush em Houston, nos EUA, para Londres-Heathrow, mas foi desviada para Frankfurt no sábado, 8 de fevereiro.

Uma aeronave da LATAM voando de São Paulo para Londres-Heathrow também foi desviada devido à tempestade Ciara. A alternativa do Boeing 777 no voo LA8084 foi Barcelona, na ​​Espanha, depois de duas tentativas de aterrissagem em Londres, veja a seguir:

Sair da versão mobile