Cientista Mihajlo Pupin ganha homenagem com arte na cauda de um avião Airbus A330

Depois de homenagear o brilhante Nikola Tesla com seu rosto no estabilizador vertical de um Airbus A330, a companhia aérea sérvia Air Serbia faz o mesmo com outra mente acima da curva: Mihajlo Idvorski Pupin. A nova aeronave foi revelada no final de outubro, sendo a segunda do modelo na frota da companhia aérea do leste europeu.

Mihajlo Pupin viveu de 1854 a 1935 e desenvolveu a bobina de Pupin, que possibilitou a telefonia de longa distância. O avião em sua homenagem carrega o registro YU-ARC, tem onze anos de idade e costumava voar para a South African Airways.

A expansão da frota da companhia aérea tem por foco o aumento nas operações de longo curso, incluindo novos destinos como Tianjin, na China, e Chicago, nos Estados Unidos.

“Em 2023 vamos operar dois Airbus A330. Se a China provar ser uma história de sucesso e os mercados se abrirem, poderemos aumentar para três aeronaves. A longo prazo, posso imaginar uma frota de cerca de cinco aeronaves em rotas de longo curso”, explicou o CEO Jiri Marek ao site alemão aeroTELEGRAPH em setembro.

Homenagear personalidades não é uma exclusividade da companhia sérvia. Outra empresa aérea dos dias atuais, a Norwegian, também faz isso em suas aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.