Cientistas russos e S7 desenvolvem tecnologias de manutenção de motores de Airbus e Boeing

Imagem: Boeing

Cientistas do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada (ITAM) do SB RAS, juntamente com a empresa S7, estão desenvolvendo tecnologias para manutenção de motores de aeronaves Airbus e Boeing. O anúncio foi feito na reunião geral da Seção Siberiana da Academia Russa de Ciências (SB RAS) na sexta-feira pelo diretor científico do instituto, o acadêmico Vasily Fomin.

“A situação é muito simples – a S7 voa em aeronaves Airbus e Boeing, os motores devem ser inspecionados após um certo intervalo de voos e, como se trata de uma empresa russa, ninguém mais atende. Agora estamos com eles estamos trazendo para fazer tecnologias para atender a esses motores”, disse Fomin.

Ele esclareceu que não se trata de uma grande reforma, mas sim da manutenção dos motores. “No caminho, as lâminas são trocadas, vários danos são retificados e assim por diante“, disse ele. Fomin acrescentou que, para resolver esse problema, a empresa construiu duas centrais de usinagem em menos de um ano e recebeu as devidas licenças.

O presidente da filial siberiana da Academia Russa de Ciências, Valentin Parmon, acrescentou que, para esses fins, a companhia aérea S7 adquiriu recentemente a Berdsk Electromechanical Plant (BEMZ), localizada perto de Novosibirsk. Anteriormente, o diretor geral da BEMZ, Vasily Yurchenko, disse à TASS que o S7 Group havia adquirido a BEMZ para produzir, testar e certificar as peças da aeronave que faltavam.

As afiliadas da S7 consolidaram mais de 82% das ações da BEMZ em março. Em particular, 59,52% da participação no capital autorizado foi adquirido por Sergey Savchenkov, que de 2020 a 2021 dirigiu a S7 Space, empresa da estrutura S7 que se dedicava ao desenvolvimento de tecnologias espaciais. 

Outros 22,66% pertencem à Engineering LLC, uma empresa copropriedade do membro do conselho da S7, Vladislav Filev. O ex-governador da região de Novosibirsk, Vasily Yurchenko, foi nomeado diretor-geral da BEMZ em março.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias