Cinco aviões Airbus A340 desativados há anos encontram um novo emprego

Foto: Aero Icarus, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A empresa aérea tailandesa Thai Airways conseguiu, enfim, vender cinco dos seus clássicos aviões Airbus A340, depois muitos anos oferecendo-os a preços cada vez menores. A companhia, que já teve dez jatos do modelo na frota, aposentou-os entre 2012 e 2015 e apenas um havia sido vendido para a Força Aérea de seu país (em 2016), onde voa como aeronave VIP.

Burocracia

Desde então, os outros nove estavam estacionados em aeroportos pelo país, até que um movimento de mercado ajudou a empresa a vender cinco deles.

“No passado, estávamos limitados por regulamentos de empresas estatais que quase não nos davam chance de vender os aviões aposentados”, disse Cherdphan. “Como resultado, a Thai teve que arcar com os custos da aeronave desativada por anos”

Entretanto, a situação mudou. Em 2020 a companhia aérea com problemas teve que apresentar um plano de reestruturação a um tribunal de falências e o estado reduziu sua participação para pouco menos de 48%, habilitando a empresa a “divulgar todas as informações sobre as aeronaves” e ser “aberta e transparente para potenciais compradores”, disse o executivo.

Assim, como evolução do processo, o Diretor Técnico da Thai, Cherdphan Chotikhun, disse ao jornal The Nation Thailand nesta semana que a empresa teve êxito e conseguiu acordar a venda das cinco unidades. Ele disse que o contrato de venda está assinado, mas que não pode revelar o nome do comprador ainda, já que o negócio ainda precisa ser aprovado pelo Departamento de Transportes. Ele, no entanto, adiantou que o valor do negócio é cerca de 9,6 milhões de euros.

Muitas tentativas

O executivo disse que ao longo dos anos a Thai Airways ofereceu os aviões por meio de sua própria página de vendas, onde podem ser encontrados documentos detalhados de cada um, além de ter enviado e-mails para mais de 500 clientes em potencial.

Ele também salientou que os esforços de venda continuam, destacando que há ainda quatro A340-600 à venda (embora em negociação) e mais catorze jatos “na prateleira”, sendo doze Boeing 777 e dois Airbus A380. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias