Cinco companhias aéreas devolverão cerca de R$ 50 milhões a seus passageiros

Airbus A320neo – Imagem: JetSMART

O Serviço Nacional do Consumidor (Sernac) do Chile, algo bem parecido com o PROCON do Brasil, está com um programa envolvendo cinco companhias aéreas que operam no chile, que, voluntariamente, apresentaram propostas de restituição de valores a seus passageiros por voos não realizados.

SKY, Avianca, JetSMART, Aerolíneas Argentinas e Copa Airlines irão devolver aos clientes as taxas de embarque em passagens vendidas e não utilizadas entre os anos de 2015 e 2021, apontam informações do site do Serviço.

Com o programa do Sernac, cerca de 730.000 usuários dessas companhias serão beneficiados com um valor total de 7,5 bilhões de pesos chilenos, equivalente a cerca de 50 milhões de reais na conversão atual da moeda.

Segundo o diretor do Sernac, Lucas Del Villar, esse é um processo inédito que “permitirá que milhares de consumidores recebam de volta o dinheiro das taxas de embarque de viagens que nunca fizeram e provavelmente nem sabiam que tinham o direito de exigi-lo”.

Lucas também aponta que “A partir de agora as empresas, além de repor o dinheiro das tarifas, devem desenvolver mecanismos eficientes para que toda vez que uma pessoa comprar uma passagem e não viajar por qualquer motivo, o dinheiro correspondente a este conceito seja devolvido em uma forma oportuna, conforme estabelecido pelos regulamentos”.

Por outro lado, o ‘Procon chileno’ apresentará uma demanda coletiva contra a companhia espanhola Iberia, que também opera no país e que, apesar de participar de Processo Voluntário Coletivo, não apresentou proposta satisfatória. Dessa forma, devem responder aos tribunais, arriscando multas, além de restituição e indenização.

Além das cinco companhias citadas que entraram para o programa, a LATAM também já havia oferecido e tido aceita uma proposta beneficiando quase 400 mil consumidores com 4 bilhões de pesos chilenos, ou cerca de 27,5 milhões de reais.

Com informações do Servicio Nacional del Consumidor (Chile)

Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, 14 anos, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, R7, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias