Início Acidentes e Incidentes

Clássico avião Fokker 50 acidentou-se neste sábado no pouso; veja imagens

Imagem: Reprodução

Na tarde de sábado, os três tripulantes de um avião de carga Fokker 50 sobreviveram após o bimotor acidentar-se na aterrissagem em um campo de pouso no condado de Rubkona, no norte do Sudão do Sul.

Imagens do acidente compartilhadas nas redes sociais mostram o estado do avião após colidir com um dique ao lado da pista, com danos visíveis na ponta da asa esquerda, nariz e cockpit.

A matrícula de registro é a 5Y-JSN, mas não há histórico conhecido da operação dessa aeronave, não havendo informações confirmadas sobre qual a atual empresa operadora ou qual a data de fabricação da mesma.

Segundo reporta o portal local Eye Radio.org, uma investigação do governo revelou que a da colisão com a barreira foi o estouro de um pneu devido a uma saída de pista.

O ministro da Informação do estado, David Gai, disse que o avião, fretado para transporte a serviço das Nações Unidas, estourou um pneu do trem principal e que “segundo o engenheiro, houve um desafio técnico durante o pouso. O pneu explodiu porque ele correu entre a pista de pouso e o dique”.

O campo de pouso onde ocorreu o acidente – Imagem: Google Earth

O ministro da Informação ainda divulgou que o avião que transportava alimentos para o escritório de campo da UNMISS (Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul).

“O avião de carga vinha de Juba e carregava alimentos para o pessoal da ONU que trabalhava no Estado da Unidade. Ele se acidentou no processo de pouso depois que perdeu a direção. Mas não houve feridos e não havia nenhum passageiro dentro”, afirmou.

“Você sabe que nossas pistas de pouso estão inundadas, então construímos diques ao redor delas. Em vez de correr na pista, ele desviou para o dique e parou”, completou o ministro.

Segundo o Eye Radio, o avião de carga contratado pela UNMISS é supostamente de propriedade da ICON Aviation Limited, de Juba.

Fokker 50

O Fokker 50 é um avião holandês bimotor turboélice projetado como uma versão aprimorada do bem-sucedido Fokker F27. O primeiro voo do modelo ocorreu em 1985 e a entrada em serviço, em 1987.

Pouco mais de 200 unidades foram produzidas até 1997. Alguns deles voaram no Brasil nas cores das companhias Nordeste, OceanAir, Rio Sul e TAM.

Especificações técnicas:

– Tripulação de voo: 2 pilotos;
– Capacidade: 56 passageiros ou 7 toneladas de carga;
– Comprimento: 25,25 metros;
– Envergadura: 29 metros;
– Altura: 8,32 metros;
– Motorização: dois turboélices PW125B;
– Teto operacional: 25.000 pés (7.620 metros);
– Velocidade de cruzeiro: 270 nós (500 km/h);
– Alcance: 900 milhas náuticas (1.700 km).

Sair da versão mobile