Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um clássico da aviação mundial reapareceu no Brasil: o holandês Fokker 50 está de volta a Goiânia após mais de uma década.

O clássico turboélice de fabricação holandesa foi figura marcada no Brasil nas cores da TAM, RioSul, Nordeste e, por último, na Oceanair (que se tornou Avianca Brasil). A trajetória da aeronave no Brasil contou com 43 unidades do modelo, que é uma evolução do Fokker 27.
Na Oceanair foram operadas 5 aeronaves de 1992 a 2008, e na TAM foram 16 turboélices de 90 até 97. Na RioSul e Nordeste, que mais tarde foram incorporadas à Varig, foram 22 Fokker 50 ao todo, voando entre 1988 e 1999.

Agora, o clássico está de volta ao Brasil nas cores da peruana ATSA, uma companhia aérea peruana que realiza voos regulares e fretamentos. Em sua frota existem dois Fokkers 50, além de outros clássicos como o ucraniano Antonov An-32.
O avião, que leva 50 passageiros, chegou a Goiânia após uma rápida escala em Campo Grande para reabastecimento. Na capital goiana irá passar por manutenção na empresa CSA MRO, que já prestou serviços para a ATSA no passado.
A previsão é que os serviços de manutenção durem em torno de uma semana, com o retorno do avião também feito via Campo Grande.
Colaborou Ícaro Roberto
Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.