Clássico avião MD-87 se junta ao DC-10 para combater os grandes incêndios no Chile

Imagem: Erickson Aero Tanker

Na noite da última segunda-feira (6), a ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, anunciou a chegada de uma segunda aeronave para se juntar ao DC-10 da empresa privada 10 Air Tanker que já havia chegado a Concepción, a fim de combater os incêndios que atingem uma área de florestas na zona centro-sul do país.

A vinda da aeronave será financiada pela Fundação Luksic, dona de um dos maiores bancos do Chile, além de cervejarias, emissoras de televisão e rádio, entre outras. Em um comunicado, a Fundação afirmou que a aeronave será um MD-87 (DC-9) da Erickson Aero Tanker.

O jato tem capacidade para carregar 11.300 litros de retardante ou água e permanecerá no Chile por, no mínimo, 28 dias. O avião deve decolar do Oregon, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (9) e deve aterrissar no país andino no sábado (11), para começar a operar imediatamente nos territórios afetados.

Esperamos que este avião, juntamente com os esforços do Governo e de outras empresas privadas, seja um importante contributo para podermos acabar com os incêndios que infelizmente têm afetado tantas pessoas no nosso país. Continuaremos trabalhando, como sempre, com essas e outras iniciativas, para apoiar o Chile e sair dessa emergência”, disse Paola Luksic, presidente da Fundação Luksic.

DC-10

Inicialmente, o acordo firmado com o Governo do Chile indica que a Corporação Nacional Florestal (CONAF) deve pagar todo o combustível utilizado nas operações para apagar os incêndios e que devem ser realizados um total de 28 horas de voos, no valor de US$ 15 mil cada, informa o Aviacionline.

Pelo contrato, está indicado que, se necessário, os serviços podem ser estendidos por mais duas semanas, após os 14 dias iniciais, pagando US$ 65 mil por dia, mais custos com horas de voo e operação da tripulação no Chile.

Atualmente, grandes incêndios atingem as regiões de Ñuble, Biobío, La Araucanía, onde já foi decretado estado de emergência pelo presidente chileno Gabriel Boric. Ao todo, os dados oficiais do final de semana contabilizavam 23 mortos e quase 1.000 feridos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias