Clássico Boeing 727 ‘Vulcano’ da Força Aérea da Colombiana pode estar com os dias contados

Dada a crescente dificuldade de manter o Boeing 727 “Vulcano” em condições de voo, a Força Aérea Colombiana (FAC) teria decidido retirá-lo do serviço ativo.

Segundo fontes consultadas pela Aviacionline, que preferem permanecer anônimas, a decisão de descomissionar o Vulcano seria motivada pela dificuldade de obter as peças de reposição necessárias para manter a aeronave em condições de voo, somada aos crescentes custos envolvidos na operação de uma aeronave de sua idade.

O Vulcano (FAC 1204) é uma aeronave relativamente nova na Força Aérea Colombiana, que foi incorporada no final de 2011 ao 81º Grupo de Transporte Aéreo, dentro do Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM), com sede na cidade de Bogotá.

Desde então, o avião tem prestado serviços à Força e ao país, nomeadamente em missões de apoio logístico a zonas remotas durante a pandemia de COVID-19 e em tarefas de assistência à população afetada por catástrofes naturais.

No entanto, o Vulcano não é uma aeronave jovem. Construído em 1981, este Boeing 727-200 tem 41 anos de laboriosa existência por trás dele. Em sua vida civil anterior, ele tinha o número de registro HK-4354 e operou na empresa de carga aérea Líneas Aéreas Sudamericanas (LAS).

Apesar das várias tentativas de contato, o Aviacionline recebeu uma resposta da Força Aérea Colombiana para confirmar os rumores de que o Vulcano estava fora de serviço.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias