Clássicos Boeing 747 podem voltar à ativa com interesse indiano por cargueiros

Avião Boeing 747-400 Jumbo Air India
Imagem: Mulag / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

A indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) sinalizou que em breve abrirá uma licitação para a compra de seis Boeing 767-300ER de segunda mão, a serem convertidos em aviões-tanque para a Força Aérea Indiana, informou o noticiário do The Hindu. Um funcionário da empresa disse que a licitação, aquisição e conversão da aeronave provavelmente levarão de três a quatro anos. 

A Força Aérea Indiana opera atualmente seis Ilyushin Il-78 MKI como seu único transporte multifunção (MRTT), que inclui a capacidade de avião-tanque, mas quer substituí-los por novas aeronaves há algum tempo. O Memorando de Entendimento entre as empresas indiana e israelense também abrange a cooperação futura em conversões de carga.

Além do Boeing 767, a HAL disse que também está avaliando a aquisição de Boeings 747-400 aposentados pela Air India para que sejam convertidos em cargueiros e atendam à ainda aquecida demanda por aeronaves de carga. No total, a Air India operou quatro Boeing 747-400, que foram aposentados nos últimos dois anos e estacionados no aeroporto de Mumbai.

Em seus últimos dias, os Jumbos 747 eram usados apenas em ocasiões especiais, como transporte para o governo ou fretamentos especiais, como em peregrinações religiosas, por exempço.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias