Cliente dos E-Jets da Embraer pede que ela converta dez deles para cargueiros

Concepção gráfica dos E-Jets cargueiros – Imagem: Embraer

Após o anúncio oficial, há poucos meses, sobre sua entrada no segmento de aviões comerciais a jato cargueiros, a fabricante brasileira Embraer já começa a colher bons frutos da investida no setor.

Embora não com aviões cargueiros originais de fabricação, mas sim com o oferecimento de conversões de seus consagrados E-Jets de primeira geração para cargueiros, a empresa conquista seu segundo acordo para o projeto.

A Embraer anunciou nesta sexta-feira, 24 de junho, que assinou um pedido firme para até 10 conversões de avião E-Jets de passageiros para cargueiros (P2F), os “E-Jets Freighters”, com um cliente não revelado.

As aeronaves para conversão virão da atual frota de E-Jets do cliente, com entregas a partir de 2024. Este é o primeiro contrato firme para o P2F da Embraer, sendo o segundo acordo para esse tipo de operação. Em maio, a Embraer e a Nordic Aviation Capital (NAC) anunciaram um acordo de princípio para até 10 slots de conversão para E190F/E195F.

A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui porta frontal de carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço de piso; Barreira de Carga Rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E); alterações no sistema de gerenciamento de ar (resfriamento, pressurização, etc.); remoção da configuração de passageiros do interior; e provisões para transporte de materiais perigosos.

Combinando carga nos porões sob o piso com a capacidade do convés principal, a carga útil estrutural bruta máxima é de 13.150 kg para o E190F e 14.300 kg para o E195F.

Considerando a densidade de carga típica de comércio eletrônico, os pesos e volumes líquidos também são impressionantes: o E190F pode suportar uma carga útil de 10.700 kg (23.600 lb) enquanto o E195F uma carga útil de 12.300 kg (27.100 lb).

Imagem: Embraer

Segundo a Embraer, as conversões de E-Jets P2F da Embraer oferecem desempenho e economia líderes no segmento. Os E-Jets Freighters terão mais de 50% de capacidade de volume e três vezes o alcance de turboélices grandes de carga, e custos operacionais até 30% menores do que os jatos narrowbodies (de corpo estreito).

Com mais de 1.600 E-Jets entregues pela Embraer globalmente, os clientes da nova versão P2F se beneficiam de uma rede de serviços global bem estabelecida e madura, além de um portfólio abrangente de produtos prontos para apoiar suas operações desde o primeiro dia.

Informações da Embraer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias