Início Empresas Aéreas

Cliente exclusiva da Boeing há 30 anos, Icelandair se rende à Airbus e pede treze A321 XLR

A Icelandair assinou um memorando de entendimento para adquirir 13 A321 XLR – seu primeiro pedido à Airbus – com a intenção de substituir sua frota de antigos Boeing 757. O acordo, cujos termos financeiros não foram divulgados, possui ainda opções para outros 12 aviões de longa distância.

As entregas devem começar a partir de 2029, mas a companhia aérea diz que pretende começar a operar os Airbus já em 2025, alugando quatro A321 LR primeiro. A renovação da frota, que hoje tem 17 Boeing 757, dentre eles um par de 757-300, é um marco na história da Icelandair, que tem usado aeronaves Boeing há mais de 30 anos.

Os novos A321 XLR acomodarão cerca de 190 passageiros, sete a mais que seus 757 e até 30 passageiros a mais que sua frota 737 MAX.

Para o chefe da companhia aérea, Bogi Nils Bogason, a nova aeronave possibilitará “abrir oportunidades para crescimento futuro ao entrar em novos e empolgantes mercados”. Em fevereiro, a Icelandair havia anunciado que estava em negociações para renovação de frota com a Airbus e a Boeing, considerando os jatos da família A320neo e aeronaves 737 MAX.

O pedido marca assim uma mudança na composição da frota da companhia aérea. Entretanto, a Icelandair disse que ainda mantém um relacionamento de sucesso com a Boeing, que ainda compõe sua frota com 767 e 737 MAX, essenciais para o crescimento da empresa nos próximos anos. “Foram as aeronaves Boeing que nos trouxeram o sucesso no passado”, ressaltou.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile