Cliente VIP misterioso compra dois aviões Boeing 787 Dreamliner executivos de uma só vez

Foto meramente ilustrativa – autor – Themarcogoon49, via Flickr

Durante a maior feira de aviação executiva dos Estados Unidos, a Boeing anunciou que um cliente VIP estava por trás da compra de dois aviões Dreamliner de ultra longo alcance, do modelo 787-9. O pedido tem um valor de tabela de $564 milhões de dólares. O cliente VIP pediu para não ser identificado.

O 787-9 BBJ é uma versão executiva do tecnologicamente avançado 787-9 Dreamliner, e procurado por clientes que procuram alcance com conforto e economia para com relação aos seus similares de gerações anteriores. O avião pode voar 9.485 milhas náuticas (mais de 17.500 quilômetros).

Na versão executiva, a aeronave tem a capacidade de viajar diretamente para qualquer cidade na terra. Aqui estamos falando de Londres para Sydney ou Tóquio para a Cidade do Cabo. Até hoje, há um total de 16 Boeings 787 BBJ encomendados (ou já entregues).

O 787-9 BBJ oferece uma cabine de 257,8 m2 que podem ser decorados com uma variedade de opções de design de interiores, dando aquele toque especial que só um VIP poderia dar a sua aeronave. O 787 BBJ baseia-se no sucesso do Dreamliner, o avião widebody mais vendido na história com 1.450 encomendas de mais de 80 clientes em seis continentes.

Quem será esse VIP misterioso?

Ainda não é possível dizer. A imagem acima é mera ilustração, já que a aeronave ainda estrará na fila de produção da Boeing, cuja fábrica está localizada no Estado de Washington, nos Estados Unidos. Enquanto isso, podemos especular.

São muitas as opções, pode ser um magnata do setor de óleo e gás, ou quem sabe um banqueiro russo, talvez a família real de algum país árabe. Nesse momento, duas coisas são certas, é improvável que seja um brasileiro o comprador, bem como também não aparenta ser nenhuma Força Aérea, já que essas (geralmente) têm obrigação de transparência de informação e costumam avisar quando adquirem jatos assim tão caros.

Vamos esperar e ver. Aguarde novidades.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto de Sorriso (MT) recebe a instalação do PAPI em mais...

0
A instalação deve ficar pronta até o fim do mês a ajudará nas operações de pouso, aumentando a capacidade operacional do aeroporto.