Início Empresas Aéreas

Cobrando “caro”, Qatar Airways vai operar voo especial ao epicentro do terremoto na Turquia

Airbus A320 – Imagem: Toshi Aoki – JP Spotters / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

A Qatar Airways informou que irá operar um único voo especial para um aeroporto próximo ao epicentro de dois terremotos mortais que abalaram a Turquia e a Síria nas primeiras horas desta segunda-feira (6).

De acordo com a companhia aérea, que se reuniu com a embaixada turca no Catar para organizar a operação, o voo partirá na noite de hoje e terá como destino o Aeroporto Internacional de Adana, no sul da Turquia, com pouso previsto para as 02h00 locais na terça-feira (7).

Em um comunicado no Twitter, a Qatar Airways informou que está disponibilizando assentos em um Airbus A320 especialmente fretado, por ordem de chegada, com passagens de ida vendidas por US$ 480. Em comunicado, a companhia aérea afirma:

Em vista dos recentes acontecimentos infelizes e em coordenação com a Embaixada da Turquia em Doha, a Qatar Airways operará imediatamente um voo especial de Doha para Adana, com partida às 22h30 de segunda-feira, 6 de fevereiro, para ajudar as pessoas a visitar suas famílias neste momento difícil.

Diante da ajuda oferecida pela companhia aérea e o preço cobrado pelo trecho, comentários negativos diversos repercutiram nas redes sociais, com usuários pedindo passagens mais baratas, já que o país sofre com tantas mortes e desabrigados e este não é o melhor momento para se cobrar por uma ajuda.

Ajudas humanitárias

Após o terremoto assolar o país, o aeroporto na província de Adana foi fechado e depois reaberto, vindo a se tornar o centro de uma missão internacional de socorro para levar ajuda e equipes de busca e resgate para a zona do desastre.

Conforme informado pelo AEROIN mais cedo, Israel anunciou que enviará dois aviões de ajuda ao país devido aos terremotos. O primeiro avião partiu hoje à noite com suprimentos básicos de ajuda humanitária e equipe técnica, enquanto o segundo carregará suprimentos humanitários mais abrangentes e equipes de busca e resgate, amanhã.

Além de Israel, os Emirados Árabes Unidos também lançaram uma missão aérea especial para ajuda à Turquia. O primeiro avião com equipes de busca e resgate chegou ao aeroporto de Adana, após decolar de Abu Dhabi.

Pelo menos 2.400 pessoas morreram após dois grandes terremotos que abalaram a região na segunda-feira. O primeiro tremor de magnitude 7,8 abalou o sudeste da Turquia e noroeste da Síria nas primeiras horas da segunda-feira, enquanto um segundo terremoto menor, mas ainda significativo, de magnitude 7,5 ocorreu horas depois.

Leia mais:

Sair da versão mobile