Início Controle de Espaço Aéreo

Colômbia e Venezuela assinam cartas de acordo para serviços de busca e salvamento e tráfego aéreo

A autoridade regulatória da aviação civil da Colômbia, Aeronáutica Civil (Aerocivil), informa que assinou acordos com o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela (INAC) para restabelecer formalmente o tráfego aéreo e unificar os procedimentos nas operações de busca e salvamento.

São cinco acordos que favorecem a aviação civil dos dois países, detalhando aspectos relacionados ao tráfego aéreo entre Barranquilla e Maiquetía, Bogotá e Maiquetía, Maiquetía e Cúcuta e San Antonio del Táchira e Cúcuta.

As cartas de acordo operacional incluem a unificação dos procedimentos SAR, que consiste na prestação de serviços de busca e salvamento em situações de emergência, em conformidade com as normas da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) para Colômbia e Venezuela, além de cooperação para treinamento mútuo.

Segundo a Aerocivil, desta forma aumenta-se a segurança nas operações aéreas entre os dois países. Os documentos serão o guia para atingir os objetivos de desenvolvimento e crescimento da aviação civil entre os dois Estados, de forma ordenada, segura e sustentável.

A reunião presencial entre as autoridades da aviação civil da Colômbia e da Venezuela foi realizada nas instalações do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), na cidade de Bogotá, e foi presidida por Sergio París Mendoza, Diretor Geral de Aeronáutica Civil, e Juan Manuel Teixeira Diaz, Presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil.

Sair da versão mobile