Início Mercado

Colômbia registra recorde de passageiros transportados em 2022

A Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil da Colômbia, órgão estatal encarregado de regular a atividade da aviação civil no país sul-americano, apresentou ontem o relatório anual final sobre os números do transporte aéreo de passageiros e cargas para 2022.

No total, mais de 48 milhões de usuários utilizaram os serviços aerocomerciais na Colômbia durante o ano, o que significa um recorde absoluto de tráfego, relata o site Aviacionline.

Francisco Reyes González, Ministro dos Transportes do país , assegurou que se trata de “uma conquista notável e absolutamente importante da indústria aeronáutica e do setor da aviação em geral”. O responsável mostrou-se também otimista quanto ao futuro próximo e garantiu que durante o ano de 2023 se prevê voltar a registar números positivos, tanto na mobilização de passageiros como no transporte de cargas.

Transporte aéreo de passageiros

De acordo com os números consolidados pela Direção de Transporte Aéreo e Assuntos Aerocomerciais, durante o ano foram mobilizados um total de 48.004.000 passageiros na Colômbia. O valor representa um aumento de 57,2% em relação ao registrado em 2021 e um crescimento de 16,2% em relação a 2019, último ano completo antes do início da pandemia.

Do total de passageiros em serviços aéreos comerciais, 32.742.000 correspondem a operações domésticas, enquanto 15.262.000 partiram ou chegaram à Colômbia em voos internacionais.

O Aeroporto Internacional El Dorado de Bogotá, maior terminal aéreo do país e um dos principais centros de conexão da América Latina, registrou um crescimento de 45,6% em relação ao ano anterior .

Segundo dados fornecidos pela Aeronáutica Civil da Colômbia, as companhias aéreas que operam no país transportaram um total de 886.606 toneladas de carga durante o ano de 2022. O número representa um aumento de 5% em relação aos dados de 2021.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile