Início Indústria Aeronáutica

Com 11 novos pedidos, Boeing terá mais 3 linhas de conversão do 737-800 para cargueiro

Boeing 737-800 BCF – Imagem: Boeing

Como a demanda global por aviões cargueiros continua a crescer de forma intensa, a Boeing anunciou hoje, 14 de novembro, direto do Dubai Airshow, planos para adicionar mais três linhas de conversão para o 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), versão cargueira convertida a partir do jato de passageiros.

A empresa também assinou um pedido firme com a Icelease para onze unidades deste cargueiro, como o cliente de lançamento para uma das novas linhas de conversão anunciadas.

Em 2022, a empresa abrirá uma linha de conversão em suas instalações de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) no aeroporto Gatwick de Londres, no Reino Unido; depois, em 2023, serão mais duas linhas de conversão na KF Aerospace MRO em Kelowna, no Canadá.

“Construir uma rede diversificada e global de instalações de conversão é fundamental para apoiar o crescimento de nossos clientes e atender à demanda regional”, disse Jens Steinhagen, diretor da Boeing Converted Freighters. “A KF Aerospace e nossos companheiros de equipe da Boeing em Londres Gatwick têm a infraestrutura, os recursos e a experiência necessários para entregar os cargueiros convertidos da Boeing aos nossos clientes.”

“Estamos muito entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a Boeing”, disse Gregg Evjen, diretor de operações da KF Aerospace. “Trabalhamos com a linha de produtos Boeing há mais de 30 anos. Com nossa experiência em conversão de cargueiros, nossa força de trabalho e todos os requisitos técnicos já estabelecidos, estamos prontos para trabalhar e ajudar a atender os clientes da Boeing.” 

Para a Icelease, que recentemente expandiu sua cooperação com a Corrum Capital por meio de uma joint venture chamada Carolus Cargo Leasing, o pedido de onze 737-800 BCF será sua primeira encomenda de cargueiro convertido junto à Boeing. A empresa de arrendamentos será o cliente inicial para as conversões nas instalações de Londres Gatwick.

“Estamos confiantes na qualidade e no histórico comprovado do cargueiro 737-800 convertido da Boeing, e estamos satisfeitos por ser o cliente lançador de sua nova instalação de MRO em Londres”, disse Magnus Stephensen, sócio sênior da Icelease. “Estamos ansiosos para trazer o cargueiro para nossa frota para atender nossa crescente base de clientes globais que operam rotas domésticas e de curta distância.”

No início deste ano, a Boeing anunciou que criaria capacidade adicional de conversão do 737-800 BCF em vários locais, incluindo uma terceira linha de conversão nas instalações já existentes da Guangzhou Aircraft Maintenance Engineering Company Limited (GAMECO), na China, e duas linhas em 2022 em um novo local, a Cooperativa Autogestionaria de Servicios Aeroindustriales (COOPESA) na Costa Rica.

Assim que as novas linhas se tornarem ativas, a Boeing terá locais de conversão na América do Norte e Central, Ásia e Europa.

A Boeing prevê que 1.720 conversões de cargueiros serão necessárias nos próximos 20 anos para atender à demanda global. Destes, 1.200 serão conversões de fuselagem estreita, com quase 20% dessa demanda vindo de operadoras europeias e 30% vindo da América do Norte e América Latina.

Com o novo pedido da Icelease anunciado hoje, o 737-800 BCF tem agora mais de 200 pedidos e compromissos de 19 clientes.

Informações da Boeing