Início Acidentes e Incidentes

Com 2 dias de diferença, dois Airbus A300 da mesma empresa são danificados ao baterem a cauda na pista

Imagem: The Aviation Herald

Dois aviões Airbus A300 de uma mesma empresa aérea sofreram danos com dois dias de diferença na última semana, ao baterem suas caudas na pista durante procedimentos de pousos.

Na primeira das duas ocorrências, o Airbus A300-600 cargueiro envolvido foi o registrado sob a matrícula D-AEAN, operado pela empresa alemã EAT Leipzig (European Air Transport Leipzig), quando estava realizando o voo QY-5546, de Leipzig, na Alemanha, para Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira, 7 de fevereiro.

O jato realizou um pouso completo na pista 29 de Varsóvia, às 05h43 do horário local (04h43Z), mas houve o contato da cauda com a pista, o chamado “tail strike”. O avião segue parado em Varsóvia até esta segunda-feira, 12 de fevereiro.

Segundo reportado pelo The Aviation Herald, a autoridade de investigação da Polônia (PKBWL) informou que a aeronave sofreu pequenos danos quando a cauda tocou a superfície da pista em um pouso sob fortes ventos cruzados.

Na segunda ocorrência, o cargueiro da EAT Leipzig envolvido foi o de matrícula D-AZMO, do mesmo modelo, quando realizando o voo QY-995, de Tel Aviv, em Israel, para Leipzig na sexta-feira, 9 de fevereiro.

A aeronave estava pousando na pista 26L de Leipzig, às 17h54 locais (16h54Z), quando os pilotos iniciaram uma arremetida nos instantes finais antes da chegada ao solo e a cauda atingiu a superfície da pista.

A aeronave continuou voando em segurança e foi posicionada para uma aproximação à pista 26R, onde pousou sem maiores incidentes cerca de 20 minutos depois.

O Airbus A300 fazendo a volta após a arremetida – Imagem: RadarBox

O Airbus A300 sofreu danos substanciais, conforme a imagem que ilustra esta matéria. Este avião também não voltou a decolar até hoje.

Segundo o The Aviation Herald, nesta segunda-feira, a autoridade de investigação da Alemanha (BFU) informou que classificou a ocorrência como um acidente e abriu uma investigação.

A EAT Leipizig tem uma frota de 38 aviões de transporte de cargas, sendo 24 Airbus A300-600, 2 Airbus A330-200, 2 Airbus A330-300 e 9 Boeings 757-200.

Sair da versão mobile