Com 20 unidades vendidas, turboélice ATR 42-600S deve voar em 2023

Avião Novo ATR 42-600S STOL
ATR 42-600S – Imagem: ATR

A ATR apresentou, há quatro anos, o projeto para desenvolvimento de uma nova versão para seu bem sucedido turboélice ATR 42: o ATR 42-600S, com capacidades STOL (Pouso e Decolagem curtos, em inglês). De lá para cá, foram 20 unidades já encomendadas, mas o projeto sofreu um atraso por causa da pandemia e, segundo matéria recente do site francês Air Cosmos, o voo inaugural está previsto para 2023.

O que é a versão “S”

O ATR 42-600S visa reduzir substancialmente o comprimento mínimo de pista requerido para pouso e decolagem com capacidade máxima de passageiros, chegando a apenas 800 metros. Estas melhorias na performance do 42-600S permitem a sua operação em centenas de aeroportos no mundo, que antes não eram capaz de receber uma aeronave deste porte, resultando em novas oportunidades de rotas para os seus operadores.

Atualmente a frota mundial de aviões regionais é de cerca de 2.200 aeronaves entre 30 e 50 assentos. Desta frota, aproximadamente 60% (1.200 aeronaves) são turboélices e promovem um serviço essencial para comunidades remotas. Estes turboélices regionais operam em mais de 3.100 rotas (antes da pandemia), sendo que um terço delas dependem exclusivamente destes aviões.

Potencial no Brasil

O ATR 42-600S possui um grande mercado potencial no Brasil, que conta com dezenas de pistas curtas e críticas. Vale lembrar que o valor mínimo de 800 metros para pouso e decolagem é para operações com peso máximo. Quanto menor o peso, menor a pista, permitindo uma operação, ainda que limitada, em aeroportos com menos de 800 metros.

Atualmente o ATR é utilizado no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e Voepass. Estas dominam o mercado regional com utilização extensiva da aeronave, que se provou uma ótima ferramenta para se operar na infraestrutura antiga e defasada do Brasil.

Aeroportos como os de Jacarepaguá, Angra dos Reis, Ubatuba e Canela poderiam contar com voos regulares e sem restrição de carga ou passageiros. Apesar de nenhuma encomenda oficial ainda, o mercado latino-americano é um dos alvos da ATR com esta nova versão. Abaixo a ficha técnica do ATR 42-600S:

Capacidade de passageiros: 30 a 50
Motores: 2x Pratt & Whitney Canada PW127M
Potência máxima na decolagem: 2.400 cavalos por motor
Peso máximo de decolagem: 18.600kg
Carga paga máxima: 5.500kg
Alcance máximo com máximo de passageiros: 800 milhas náuticas (1.483km)

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias