Com 23 mil mulheres na equipe, Emirates promove a equidade no Dia Internacional da Mulher

Com uma missão clara de construir culturas de trabalho inclusivas, onde as carreiras das mulheres prosperam e suas conquistas são celebradas, o Grupo Emirates está se concentrando no tema do Dia Internacional da Mulher de 2023 por meio de discussões sobre equidade de gênero, níveis recordes de promoções de mulheres e fornecendo acesso a toda a empresa ao treinamento de “Vieses Inconscientes”.

Mais de 23 mil mulheres trabalham no Grupo Emirates, representando 41% da força de trabalho total da Emirates em todo o mundo e da dnata nos Emirados Árabes Unidos. Esse número considerável está em alta em 2023 e o recrutamento ativo continua. Atualmente, quase 40% dos cargos de gerência média e sênior em níveis não operacionais são ocupados por mulheres no Grupo Emirates.

Recentemente, a Emirates reforçou seu compromisso com o equilíbrio entre gêneros ao assinar oficialmente o compromisso do Conselho de Equilíbrio de Gêneros dos Emirados Árabes Unidos, apoiando os esforços do governo dos Emirados Árabes Unidos para aumentar a representação feminina em cargos de gerência média e sênior até 2025.

O compromisso apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de alcançar a igualdade de gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas. Como parte do compromisso, a Emirates concordou em apoiar o trabalho do Conselho de Equilíbrio de Gêneros dos Emirados Árabes Unidos, compartilhando dados e melhores práticas, além de manter uma revisão interna contínua de suas políticas, práticas e procedimentos.

Equidade salarial

Como a maior companhia aérea internacional do mundo e uma das maiores provedoras de serviços aéreos do mundo, a Emirates e a dnata estão entre as melhores empresas para trabalhar nos Emirados Árabes Unidos. As estruturas de remuneração e benefícios do Grupo Emirates são livres de vieses de gênero, com remuneração baseada em habilidades e experiências, independentemente do gênero ou da nacionalidade.

Recorde de promoções para mulheres

Comemorando carreiras prósperas, as mulheres do Grupo Emirates representam 56% do total de promoções nos últimos 12 meses, que é o maior número até o momento. O Grupo Emirates tem muitas mulheres em cargos de liderança que receberam várias promoções e que trabalham na empresa há mais de uma década.

Acesso a treinamento de classe mundial

As funcionárias do Grupo Emirates têm acesso a uma ampla variedade de cursos educacionais e oportunidades de aprendizado, além de treinamento presencial sobre diversos tópicos. Neste Dia Internacional da Mulher, todas as funcionárias são convidadas a participar do treinamento “Vieses Inconscientes” no recém-lançado portal “Future Skills” da Emirates.

A jornada de aprendizado personalizada projetada pela Emirates está disponível para todos os funcionários e consiste de 6 módulos, incluindo Break the Bias (quebrando o preconceito), Valuing Intersectionality (valorização da interseccionalidade), Women’s Voices (vozes das mulheres), Diversity Equity & Inclusion (equidade da diversidade e inclusão), Allyship (aliança social)e Culture of Belonging (cultura do pertencimento).

O departamento de Recursos Humanos está liderando a participação com mais de 500 funcionárias de RH na jornada de aprendizado e mais de 70% de taxa de conclusão até agora. As mulheres também têm acesso a um conjunto de programas de Liderança Executiva e à oportunidade de obter qualificações educacionais internacionais, apoiadas financeiramente pela empresa.

Comemoração das conquistas

Além das promoções, as funcionárias podem ser recompensadas com prêmios Najm — um programa que reconhece contribuições excepcionais em todo o Grupo Emirates. O objetivo do prêmio Najm é promover o sentimento de pertencimento e a valorização, permitindo que os funcionários em geral se sintam energizados, inspirados e capacitados para atingir objetivos importantes. Os prêmios Najm oferecem aos funcionários do Grupo Emirates opções para resgatar prêmios em dinheiro, vouchers de viagem, vales-presente e muito mais. O prêmio Najm também é inserido nos registros oficiais do funcionário como um destaque de sua carreira. Nos últimos 12 meses, 35% dos prêmios Najm foram concedidos a mulheres.

Olhando para o futuro

O Grupo Emirates reconhece que o tema do Dia Internacional da Mulher de abraçar a equidade é uma oportunidade para unificar a direção e reforçar a atividade, criando uma estrutura importante para ampliar a ação. Ao assinar o compromisso do Conselho de Equilíbrio de Gêneros dos Emirados Árabes Unidos, o Grupo Emirates se comprometeu a introduzir mais medidas de conformidade para evitar preconceitos nos processos de contratação, identificando, desenvolvendo e trabalhando na sucessão de líderes femininas na organização e revisando políticas para priorizar a igualdade de gêneros nas práticas e procedimentos.

Informações da Emirates

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pista do aeroporto de Fernando de Noronha começará a passar por...

0
As obras no Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, vão entrar em nova etapa com a chegada de uma usina de asfalto