Com 25 a bordo, pilotos são avisados que o avião deixou uma roda para trás ao decolar

Saab 340, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Tony Hisgett / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Um incidente bastante sério foi registrado há uma semana, quando um avião perdeu uma de suas rodas no momento da decolagem em um voo comercial de transporte de passageiros.

A aeronave envolvida, segundo relata o The Aviation Herald, foi o Saab 340B registrado sob a matrícula C-GOIA, operado pela Pacific Coastal, quando estava realizando o voo 8P-3065 de Lloydminster para Calgary, no Canadá, no sábado passado, dia 28 de maio.

O bimotor turboélice partia com 22 passageiros e 3 tripulantes, decolando da pista 26 de LLoydminster, quando a tripulação sentiu vibrações incomuns do trem do nariz. Depois de decolar, o trem foi retraído normalmente, sem nenhuma indicação anormal apresentada pela aeronave. Assim, os pilotos decidiram continuar para Calgary.

No caminho, entretanto, eles foram informados de que uma roda de trem de pouso de nariz havia sido encontrada na pista de decolagem. Eles realizaram os procedimentos indicados nas listas de verificação pertinentes ao tipo de incidente e declararam emergência, para que os serviços de apoio estivessem de prontidão durante o pouso.

Na chegada a Calgary, os pilotos primeiro realizaram um sobrevoo ao aeroporto com o Saab 340B, permitindo que observadores no solo avaliassem que o trem de pouso estava corretamente estendido, mas que a roda direita do trem de pouso de nariz estava ausente.

A trajetória do voo, incluindo a volta na chegada ao destino – Imagem: RadarBox

A aeronave pousou na pista 17L de Calgary com apenas a roda esquerda do trem dianteiro suportando o peso do nariz, mas tudo prosseguiu em segurança, com os pilotos conseguindo taxiar normalmente a aeronave até o pátio.

O órgão de investigação dos transportes do Canadá (TSB) relatou que “o rolamento externo da roda direita do nariz falhou devido à falta de lubrificação, permitindo que ela saísse da aeronave.”

Após o pouso na tarde do dia 28 de maio, o avião foi mantido em Calgary por pouco mais de dois dias, voltando a decolar na noite do dia 30.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias