Com 295 pessoas a bordo, carga pegou fogo no porão do avião a 40 mil pés de altitude

Um perigoso incidente de fogo a bordo de um Airbus A350, quando voando a 40 mil pés (12.190 metros) de altitude, aconteceu nesta segunda-feira, 21 de março, sobre o Paquistão.

A aeronave envolvida foi o Airbus A350-900 registrado sob a matrícula A7-ALZ, operado pela Qatar Airlines, quando estava realizando o voo QR-579 de Delhi, na Índia, para Doha, no Qatar, com 283 passageiros e 12 tripulantes.

O voo estava em rota há cerca de 1 hora e meia desde a decolagem, a noroeste de Karachi, no Paquistão, quando os pilotos receberam uma indicação de fumaça no porão da aeronave.

Diante do risco de um incêndio a bordo, eles desviaram imediatamente para Karachi e efetuaram um pouso seguro às 05h45 da manhã na pista 25L, cerca de 30 minutos depois do desvio.

O momento em que o desvio era iniciado em voo – Imagem: RadarBox

A aeronave foi parada na própria pista, prosseguindo-se com um desembarque dos passageiros por escadas móveis que já estavam de prontidão diante da situação.

Uma inspeção efetuada em seguida no interior do porão revelou evidências de calor e fogo em um dos contêineres de carga, que ainda emitia fumaça até quando foi removido do Airbus A350. A pista ficou fechada por cerca de 2,5 horas durante os procedimentos.

A aeronave permaneceu no solo por cerca de 22 horas, e então foi levada para Doha na madrugada desta terça-feira, 22 de março. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre danos à aeronave.

A Autoridade de Aviação Civil do Paquistão abriu uma investigação sobre a ocorrência.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias