Com 3 modelos de aeronave, Aviação do Exército já realizou 155 horas de voo na Operação Yanomami

HM-2 Blak Hawk – Imagem: Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro (EB) informa que emprega, desde o dia 22 de janeiro, por meio do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º B Av Ex), três modelos de aeronaves no transporte aéreo logístico para a Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. São elas:

– HM-1 Pantera (vide abaixo);

– HM-2 Black Hawk (vide acima); e

– HM-4 Jaguar (vide abaixo).

HM-1 Pantera – Imagem: Marco Aurélio Esparz / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
HM-4 Jaguar – Imagem: Exército Brasileiro

Durante um mês de atividades ininterruptas, a aviação do exército já realizou cerca de 155 horas de voo, consumindo mais de 100 mil litros de combustível de aviação e entregando, aproximadamente, 60 toneladas de alimentos para os povos indígenas.

Além disso, executou cerca de 50 evacuações aeromédicas de yanomamis para tratamento em hospitais de Boa Vista e o transporte de militares e civis dos diversos órgãos envolvidos na operação. 

O 4º B Av Ex está sediado em Manaus (AM) e tem como missão combater e prover apoio logístico, proporcionando aeromobilidade ao Comando Militar da Amazônia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias