Com 42 integrantes e 6 toneladas de donativos, KC-30 da FAB decolou rumo à Turquia

KC-30 da Força Aérea Brasileira

Na madrugada desta quinta-feira, 9 de fevereiro, decolou rumo ao Oriente Médio, o KC-30 (A330-200), maior avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB), levando militares e suprimentos à Turquia, que foi recentemente devastada por um forte terremoto. De acordo com a FAB, a aeronave está transportando 42 integrantes de equipes de resgate, 5 cães farejadores, além de 6 toneladas de donativos para as vítimas da tragédia.

A equipe humanitária brasileira de busca e resgate urbano será comandada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e integrada especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

A aeronave, registrada sob a matrícula FAB2901, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, decolou da Base Aérea do Galeão rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos ainda na noite da última quarta-feira (8).

Lá, as equipes foram embarcadas, juntos com os donativos e também equipamentos de resgate. O jato decolou com destino a Adana, próximo ao epicentro de dois terremotos mortais que abalaram a Turquia e a Síria nas primeiras horas desta segunda-feira (6).

O voo direto, que pode ser acompanhado abaixo através da plataforma de rastreamento, tem duração de aproximadamente onze horas e quarenta minutos. Ainda há possibilidade de uma segunda aeronave, ainda não definida, decolar levando mais materiais de suprimentos à Turquia.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias