Com 44 passageiros, pouso de A220 sob nevasca termina em ‘runway excursion’

Um voo comercial de passageiros terminou em um incidente de “runway excursion” (excursão de pista) nesta sexta-feira, 03 de dezembro, durante um pouso sob condições meteorológicas adversas.

A aeronave envolvida foi o Airbus A220-300 registrado sob a matrícula YL-CSE, operado pela companhia aérea airBaltic, da Letônia, quando realizava o voo de número BT-102.

O jato partiu de Estocolmo, na Suécia, e voou até Riga, capital da Letônia e principal base da airBaltic, onde fez sua aproximação e pouso pela cabeceira 36 do aeroporto internacional da cidade, porém, em meio a condições meteorológicas de intensa nevasca, sofreu o incidente de saída de pista.

O voo do A220-300 que terminou no incidente no pouso – Imagem: FlightRadar24

Segundo o mais recente NOTAM (Notice to Air Missions, ou Aviso para Missões Aéreas) emitido para o Aeroporto de Riga (código EVRA) até a publicação desta matéria, a única pista do local, de cabeceiras 18/36, tinha previsão de permanecer fechada por duas horas e meia, entre 12h30 e 15h00:

A2091/21
EVRA (RIGA) 
B)2021/12/03 12:30 C)2021/12/03 15:00  
E)RWY 18/36 CLSD.

Nota: embora o termo NOTAM seja mais conhecido como “Notice do Airmen” (Aviso aos Aviadores), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) alterou seu significado para “Notice to Air Missions” por considerar um termo mais aplicável ao incluir todos os aviadores e missões aéreas.

Segundo comunicado da própria companhia aérea, divulgado cerca de duas horas antes da publicação desta matéria, a airBaltic confirma a ocorrência e descreve que ninguém ficou ferido e todos os 44 passageiros foram levados em segurança até o terminal. A aeronave seria levada para inspeção após a remoção do local.

A mensagem da empresa, que você vê abaixo, informa o seguinte:

“A companhia aérea letã airBaltic confirma que em 3 de dezembro de 2021, durante pesada nevasca, seu voo BT102 de Estocolmo para Riga executado com a aeronave A220-300 YL-CSE deslizou para fora da pista durante o pouso no Aeroporto de Riga.

Não houve feridos, e todos os 44 passageiros foram transportados em segurança para o terminal, e a aeronave será rebocada para o hangar para inspeção.

A airBaltic está trabalhando junto às autoridades e apresentará uma atualização hoje maistarde.

A airBaltic pede desculpas a todos os passageiros pelo inconveniente encontrado.”

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Base Aérea de Fortaleza abre suas instalações para disputa de lançamento...

0
Além das condecorações, lançamentos e palestras ocorridas no evento, a JFC é uma seletiva para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ).