Com 63 equipes participantes, DCTA sediou a 26º edição da grande competição SAE BRASIL AeroDesign

Imagem: Ten Daniela Camargos / PASJ

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), informa que recebeu, entre a abertura na última quinta-feira, dia 31/10, e o domingo, 3 de novembro, a 26ª edição da competição SAE Brasil AeroDesign, que contou com 63 equipes, entre brasileiras e estrangeiras.

A abertura foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, que representou o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Entre os presentes estavam o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; e comandantes e diretores de diversas organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de representantes de empresas públicas e privadas.

O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro David, durante a abertura do evento, desejou boas-vindas à vigésima sexta competição e destacou a relevância da competição para o setor aeronáutico, desejando sucesso aos concorrentes.

“Espero que todos alcancem seus objetivos em uma competição saudável e eficaz, levando ensinamentos e novas amizades de volta para suas universidades e estados. Depositamos nossas esperanças em um futuro melhor para a ciência, tecnologia e inovação. Sejam bem-vindos à vigésima sexta competição!”, finalizou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a relevância do evento para a formação dos estudantes.

“Entre as muitas qualidades que vocês possuem, além da competência técnica e da habilidade de se relacionar, destaca-se a paixão, um verdadeiro combustível para nossas vidas. O ITA foi idealizado pelo Marechal Casemiro Montenegro Filho, que vislumbrou um Brasil com potencial para se tornar uma potência mundial em diversos aspectos — um sonho que, hoje, se concretiza. Ele foi um sonhador e visionário, e é esse espírito que buscamos manter em nossa rotina. Desejo que todos saiam desses dias de atividades ainda mais enriquecidos”, comentou.

As equipes participaram de uma programação diversificada, que incluiu painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, entrega de prêmios e uma visita à Embraer. O Diretor da competição, Carlos Rosley, expressou sua satisfação em ver tantos talentos reunidos.

Em uma homenagem especial, Horácio Forjaz, que liderou a organização do AeroDesign por 26 anos, foi reconhecido por sua dedicação. “A vida é cheia de desafios e superações. Após 26 anos, sinto a alegria de ver uma missão cumprida. Agradeço a todos e desejo que desfrutem de mais quatro dias de competição, emoção e respeito, que são essenciais ao evento”, refletiu.

Imagem: Ten Daniela Camargos / PASJ
Imagem: Ten Daniela Camargos / PASJ
Imagem: Ten Daniela Camargos / PASJ

Os alunos do ITA, reconhecidos por sua excelência acadêmica, levaram projetos criativos e robustos. Com 16 membros, eles formam duas equipes: a Equipe Montenegro, na categoria Regular, e a Equipe Bismarck, na categoria Micro.

O professor e orientador Capitão Ney Rafael Sêcco ressaltou que a competição permite que os alunos desenvolvam habilidades técnicas e pessoais, além de criarem laços com estudantes de outras universidades e representantes da indústria.

A equipe “Uai, Sô! Fly!” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também se destacou na competição, comemorando 25 anos de participação com um currículo impressionante de conquistas. A capitã da equipe, Júlia Silveira Iasbik, demonstrou sua empolgação: “Está sendo gratificante participar e ver os resultados positivos do nosso trabalho. Apresentar nosso projeto foi uma grande oportunidade”.

O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição.

Confira as equipes premiadas em cada uma das categorias:

Classe Micro: 1º – EESC USP Bravo, 2º – Trem Ki Voa, 3º – Micro Raptor.

Classe Advanced: 1º – Adelphi, 2º – U-FLY, 3º – Urutau.

Classe Regular: 1º – Axé Fly; 2º – EESC USP Alpha, 3º – F-Carranca, 4º – Harpia, 5º – Aerofeg.

Além das competições, as equipes também participaram de uma ação solidária, arrecadando cerca de duas toneladas de alimentos para a “Sociedade Beneficente Casa do Sol Nascente”, em São José dos Campos. Essa iniciativa não apenas promoveu a solidariedade, mas também refletiu o espírito colaborativo que permeia o AeroDesign, unindo os participantes em um propósito maior além da disputa técnica.

Sobre o Projeto AeroDesign

O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

A qualidade dos projetos teóricos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira – que integram o Comitê Técnico da Competição.

Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores têm também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.

Informações do DCTA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias