Concebida pelo Ministério da Defesa e realizada de maneira conjunta entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, agências e órgãos de segurança pública e de fronteira, a Operação Ágata Fronteira Oeste 2024 foi lançada na última segunda-feira, dia 2 de setembro, em Campo Grande (MS).
Com objetivo de intensificar a presença do Estado nos 2.532 quilômetros da faixa de fronteira oeste do Brasil, a operação acontece entre os dias 1º e 20 de setembro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao todo, serão empregados 1.700 militares das Forças Armadas, com o objetivo de coibir a prática dos crimes transfronteiriços.
Durante a operação, estão sendo utilizadas 12 aeronaves da Força Aérea Brasileira, 16 embarcações da Marinha do Brasil e 217 viaturas do Exército Brasileiro, além de um satélite do Projeto Lessonia.
Entre as novidades da Operação Ágata Fronteira Oeste 2024 está o emprego de uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), o Hermes RQ-900.
O Hermes 900 é uma ARP de grande porte, com avançado sistema, e com alta confiabilidade e segurança nas operações. Com voo totalmente autônomo, ele possui rápida capacidade de manobras e grande autonomia, além da possibilidade de ser equipado com diferentes configurações.
Com informações do Comando Militar do Oeste