Início Acidentes e Incidentes

Com a asa apoiada numa carreta, o Airbus da LATAM é retirado da pista após acidente fatal

Apoiado numa carreta e rebocado, foi assim que o Airbus A320neo da LATAM foi finalmente removido da pista após o trágico e fatal acidente no Peru.

A aeronave se acidentou na última sexta-feira (18) no aeroporto de Lima, durante a decolagem, quando um caminhão dos bombeiros entrou na pista sem ver o jato da LATAM decolando, sendo atingido em cheio. O veículo ficou destruído e dois bombeiros morreram na hora. Já a aeronave saiu em chamas pela pista, arrastando a sua asa direita até desacelerar.

Como os bombeiros estavam se deslocando em comboio, a ação deles foi imediata e o fogo foi controlado de maneira rápida, sendo os passageiros e tripulantes evacuados em segurança. Não houve nenhuma fatalidade ou ferimentos graves dentre os ocupantes do Airbus. No entanto, os danos foram extensos na asa, na fuselagem e no motor direito.

Após pouco mais de 24 horas desde o bloqueio da pista, o aeroporto foi finalmente liberado para operações. Só agora as imagens da aeronave sendo retirada começaram a circular e mostram o A320neo sendo rebocado por um veículo de aeroporto (pushback) e acompanhado de uma carreta, em que a asa do Airbus foi apoiada em pallets em cima de uma prancha. Essa parte da operação pode ser vista no vídeo abaixo.

Sair da versão mobile