Com a chegada dos Airbus A321P2F, Azul já dá adeus a um de seus Boeings 737-400F

O 737 partindo de Viracopos, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Com a estreia dos aviões cargueiros Airbus A321P2F cada vez mais próxima nas operações da Azul Linhas Aéreas, a companhia está dando adeus a um dos Boeings 737-400F de sua frota.

Tendo decolado ontem, 12 de dezembro, às 09h13 da manhã, do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o jato de matrícula PR-AJY partiu para deixar o Brasil, rumo à Europa.

O vídeo a seguir, captado e publicado pelo canal “Viracopos FullHD”, mostram o momento da última decolagem do avião cargueiro em Campinas:

Este Boeing 737-400F foi o segundo, dos dois jatos desse modelo na frota, a chegar para a Azul Cargo Express, em novembro de 2018. Fabricado em 1997, voou como avião de transporte de passageiros pela Asiana e pela Miami Air International, até ser retirado de operação em 2017 e ser convertido para o transporte de cargas.

Após deixar o Aeroporto de Viracopos, o jato voou até o Aeroporto Internacional de Recife (PE), onde pousou às 11h56, para reabastecimento. A decolagem seguinte ocorreu às 13h55, marcando a última partida do PR-AJY no Brasil.

Seguindo para ser armazenado no Aeroporto de Tarbes–Lourdes–Pyrénées, na França, o 737-400F ainda fez mais uma parada de reabastecimento na Ilha do Sal, onde ficou durante a noite para descanso de tripulação, e decolou no começo da manhã desta sexta-feira, 13.

Avião Boeing 737-400F Azul Cargo Express

O outro avião do mesmo modelo na frota da Azul, de matrícula PR-AJZ, fez seu mais recente voo na última terça-feira, 10 de dezembro, entre Manaus e Campinas. Não há informações conhecidas que permitam concluir se ele está parado apenas para manutenção ou se já começou a ser preparado para também deixar a frota.

Segundo a Azul, a entrada em operação dos dois Airbus A321P2F, que foram trazidos recentemente ao Brasil, está planejada para fevereiro de 2025. Além destes equipamentos, a Azul Cargo também utiliza jatos Embraer 195, com interior adaptado para transporte de cargas, além dos porões dos voos de toda a sua malha de transporte de passageiros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Um dos filmes de guerra mais famosos, “Falcão Negro em Perigo”...

0
O abate de helicópteros americanos Black Hawk na Somália e a batalha que se surgiu serão uma série documental na Netflix.