
Nesta semana, a Coreia do Norte revelou sua primeira aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C ou AWACS) durante um evento no Aeroporto Internacional de Pyongyang, com a presença do seu Líder Supremo Kim Jong Un.
O novo avião, que ainda não recebeu um nome oficial, foi desenvolvido a partir do quadrijato cargueiro militar Ilyushin Il-76, na mesma linha do que a Rússia projetou o Beriev A-50 Mainstay e que a China fez o KJ-2000 Mainring.
Como mostramos aqui, imagens de satélite indicam que a aeronave estava em desenvolvimento em um hangar de manutenção no aeroporto da capital. Apesar da evidente inspiração nos modelos russos e chineses, não está claro até que ponto esses países contribuíram para a construção e aprimoramento do projeto norte-coreano, mas sendo bastante provável que Moscou teve alguma contribuição, como parte da compensação dada à Coréia do Norte pelo envio de soldados e munição para o front de invasão da Ucrânia.
Agora a Coreia do Norte conta pela primeira vez com uma aeronave na função de radar aéreo, que pode dar uma vantagem para o país em alguma situação de guerra, apesar de que no geral a sua força aérea ainda é bastante limitada, contando com antigo aviões MiG-21 Fishbed e MiG-29 Fulcrum, além das versões feitas sob licença na China dos antológicos MiG-17, MiG-19 e do próprio MiG-21.
In an event earlier this week at Pyongyang International Airport, attended by Supreme-Leader Kim Jong Un, North Korea unveil its first ever airborne early warning and control (AEW&C) aircraft, which appears to be based off the Russian A-50 “Mainstay” and Chinese KJ-2000… pic.twitter.com/K1Vhe6go3z
— OSINTdefender (@sentdefender) March 27, 2025