Com aeronaves do governo mineiro, 7 órgãos são transportados para salvar vidas

King Air 350 semelhante ao citado na matéria abaixo – Imagem: Textron Aviation

Na noite da última quinta-feira (23), duas aeronaves do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) decolaram para missão de esperança. Sete órgãos foram captados pela equipe do MG Transplantes no município mineiro de Barbacena.

Segundo o governo mineiro, na parte da noite, a aeronave King Air 350 e o helicóptero AS-350B2 Esquilo (Guará 02) saíram de Belo Horizonte com destino a Barbacena, no Campo das Vertentes, com uma equipe de oito médicos e enfermeiros, onde foram captados um coração, um pâncreas, um fígado, dois rins e duas córneas.

Os múltiplos órgãos captados no Complexo Hospitalar de Barbacena, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), vão contribuir para a manutenção da vida daqueles que aguardam na fila.

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital, o enfermeiro Márcio Resende, participou da abordagem da família do doador.

Para a gente é muito importante esse momento, onde conseguimos, diante do diagnóstico da morte encefálica, oferecer para a família a possibilidade da doação. É uma forma de ressignificar a dor. Afinal, transforma a perda em esperança para que outras pessoas tenham melhor qualidade de vida“, afirma.

Omar Lopes Cançado, diretor do MG Transplantes, que também pertence à rede Fhemig, ressalta que um doador pode salvar oito ou mais pessoas que esperam por transplantes. Ele destaca que é importante que as pessoas conversem com seus familiares e expressem sua vontade de doar órgãos e tecidos, pois apenas a família pode decidir sobre a doação.

A serviço dos mineiros

O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão. Algumas das aeronaves utilizadas para transporte aéreo eram de uso exclusivo para os chefes do Executivo. Hoje, elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os mineiros e mineiras.

Informações do Governo de Minas Gerais

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Rússia recebe novo lote de caças-bombardeiros Sukhoi Su-34

0
A United Aircraft Corporation (UAC) entregou ao Ministério da Defesa da Rússia outro lote de caças-bombardeiros Sukhoi Su-34.