Com alta demanda, caça mais popular dos EUA voltará a ser produzido

O caça mais popular da atualidade dos EUA voltará a ser fabricado devido à alta demanda de países estrangeiros por aviões de ataque.

F-16C Falcon da USAF em Nellis, Nevada

O General Dynamics F-16 Fighting Falcon, também conhecido como Viper, voou pela primeira vez em 1974 e desde então tem sido uma plataforma venerável, com grande capacidade de renovação. Ele é o segundo caça mais produzido dos EUA, ficando apenas atrás do McDonnell Douglas F-4 Phantom II, porém, este último, que fez história no Vietnã, não foi tão exportado quanto o F-16.

São 25 países voando o Falcon por todo o globo, em variantes que vão da F-16A até a F-16V, além do modelo F-2 feito sob licença pela Mitsubishi no Japão. E agora a história será recontinuada, já que a Lockheed Martin confirmou que voltará a produzir o caça, que teve produção suspensa em 2018.

Um executivo confirmou a informação à Reuters, afirmando que os primeiros novos Falcon devem sair de fábrica em 2024, com a reativação da linha de produção já no próximo ano.

Entre os clientes interessados estão a Bulgária, Bahrain, Taiwan, Eslováquia e Jordânia. Além de que outros operadores atuais podem querer unidades mais novas para renovação de frota.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias