Com ampliação, Aeroporto de Caçador (SC) terá uma das maiores pistas do estado

Aeroporto de Caçador – Imagem: Google Maps

O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, autorizou a emissão da ordem de serviço para o início das obras de ampliação do Aeroporto Dr. Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador (SC). A empresa vencedora da concorrência pública terá até 20 meses para executar os trabalhos.

O governo federal investirá mais de R$ 11 milhões, total do montante necessário à obra, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Entre as melhorias estão a implantação de faixas de pista e áreas de segurança, assim como o sistema de drenagem e cerca operacional.

Segundo o MInfra, com as obras, o aeroporto de Caçador terá uma das maiores pistas de Santa Catarina. Hoje restrita a 1.625 metros, a área de pouso e decolagem vai incorporar o espaço dos recuos de cabeceiras, passando a operar com 1.800 metros no total.

Com a ampliação do aeroporto, novos voos poderão surgir já que a intenção inicial do município é manter no terminal a operação regular de aeronave comercial bimotora ATR-72 e, futuramente, também de aeronaves a jato.

Em setembro deste ano, o aeroporto voltou a receber voos regulares e diários com aeronaves Cessna Grand Caravan da Aerosul. Ainda no mesmo mês, a Infraero informou que passaria a prestar serviços de gestão comercial no local. O contrato assinado com a prefeitura do município tem vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Leia mais sobre o Aeroporto de Caçador:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias