Com o problema das longas filas de embarque que afetam boa parte dos aeroportos da Europa, devido à insuficiência de funcionários de serviços de solo diante da alta demanda de passageiros, o Aeroporto Schiphol, de Amsterdam, Holanda, informa que lançou, desde a semana passada, um teste com telas adicionais por todo o terminal.
Os monitores indicam os tempos reais de espera para o Controle de Segurança, e fazem parte do Plano de Ação Verão 2022 de Schiphol, que – entre outras coisas – inclui medidas para melhorar a prestação de informações aos passageiros.
Inicialmente, essas telas foram colocadas no saguão de embarque 1, após o que serão estendidas para outros locais em todo o edifício do terminal. As telas oferecerão informações adicionais às exibidas nas telas normais próximas ao Controle de Segurança, que Schiphol já está usando para informar os passageiros sobre os tempos reais de espera.
Segundo a administradora do aeroporto, as novas telas garantirão que os passageiros mais distantes na fila de embarque também estejam cientes dos tempos reais de espera.
“Não saber por quanto tempo você precisa ficar na fila e o medo de perder o voo estão entre as imprevisibilidades mais irritantes para os passageiros aéreos. Naturalmente, este também é o assunto das perguntas mais frequentes. O objetivo dessas telas é descansar a mente dos passageiros enquanto eles estão na fila”, disse Patricia Vitalis, Diretora de Operações Aeroportuárias do Aeroporto Schiphol.
A situação se tornou tão crítica nas últimas semanas que a companhia holandesa KLM, principal utilizadora do aeroporto, chegou a realizar voos vazios para não levar mais passageiros a Schiphol.