Início Aviação Militar

Com atuação em UH-15, alunos da UNIFEI concluem estágio no Grupo Aéreo Naval de Manutenção

Imagem: Comando da Força Aeronaval

O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) recebeu, no período entre 3 de janeiro e 10 de fevereiro, oito alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), sendo sete civis e um Oficial-Aluno, graduandos em Engenharia Mecânica Aeronáutica, para participarem de estágio na área de engenharia, conforme o acordo entre a Marinha do Brasil e a UNIFEI.

Durante o estágio, os alunos visitaram e conheceram a rotina dos Esquadrões e de outros setores do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, como a Unidade de Treinamento Especial de Aeronaves Submersas (UTEPAS), no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), e o Museu da Aviação Naval.

No GAerNavMan, os alunos visitaram as linhas de manutenção das aeronaves, as oficinas e os laboratórios, observando na prática de manutenção a importância das matérias do curso de graduação.

O principal ponto do estágio foi o desenvolvimento de projetos mecânicos sob a supervisão de engenheiros mecânicos aeronáuticos do GAerNavMan. Os alunos foram divididos em dois grupos: a primeira equipe ficou responsável pelo projeto de uma gaiola de proteção para enchimento de pneus, em conformidade com as exigências da Instrução Suplementar da ANAC e adaptada às necessidades da frota de aeronaves UH-15, enquanto que a segunda foi designada para projetar um pórtico móvel de içamento de três toneladas de carga, destinado à remoção e instalação de componentes nas aeronaves UH-15.

Na última etapa do estágio, foi realizada a apresentação dos projetos de engenharia ao Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto. Tais projetos proporcionarão melhorias aos processos do GAerNavMan, que planeja concretizá-los adquirindo os materiais necessários e dando continuidade ao legado de inovação e excelência técnica estabelecido por esta colaboração entre a UNIFEI e a Marinha do Brasil.

Informações da Marinha do Brasil

Leia mais:

Sair da versão mobile