Início Variedades

Com Augusto Cury, saúde mental na aviação é tema do projeto O Voo Mais Importante, da ALTA

Com o compromisso de trabalhar para continuar elevando os padrões de segurança da aviação e os compromissos voltados para o ESG, a ALTA (Associação da Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) informa que lançou na segunda-feira, 19 de setembro, em Brasília, um projeto em parceria com o psicólogo, psiquiatra, professor e escritor brasileiro Augusto Cury.

O foco do “The Most Important Flight” (O Voo Mais Importante) será conhecer aspectos fundamentais da saúde mental e emocional e saber como atuar preventivamente para manter o bem-estar das pessoas, especialmente de pilotos, comissários, mecânicos de voo, controladores de tráfego aéreo e pessoal de terra, bem como os parceiros e usuários da indústria de aviação civil.

Desde o final de 2019, a população mundial tem vivido dias atípicos. A pandemia da covid-19 mudou a vida e a rotina de muitas pessoas nesse período e levantou diversos debates que antes eram esquecidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de covid-19 desencadeou um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo.

É por isso que este projeto busca concretizar, de maneira real e profissional, aquilo que aparece cada dia mais nos veículos de comunicação, nas famílias, nas amizades, apontando que todos os profissionais, independente da área de atuação, precisam cuidar da sua saúde mental.

José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da ALTA, falou sobre a importância do tema para o fortalecimento da indústria de aviação civil:

“E hora de enfrentar o tema de maneira responsável. Afinal, somos todos humanos. Ano após ano, vemos como a nossa indústria se fortalece para alcançar um futuro mais forte e eficiente, onde mais pessoas fazem uso do meio de transporte mais seguro que existe.

Tratar o tema saúde mental, voltada para a prevenção e com a importância que merece, é fundamental sob o aspecto de fatores humanos. Este, por sua vez, é parte intrínseca do esforço consistente para continuar elevando os padrões de segurança na aviação. Quando uma pessoa se sente bem, ela se comporta ainda melhor, produz mais e gera mais eficiência.

Quando vemos números crescentes de, por exemplo, passageiros indisciplinados, sabemos que esse comportamento tem uma raiz e que é responsabilidade de todos, como sociedade, ampliar o conhecimento sobre os conceitos de bem-estar mental e emocional.”

De acordo com Augusto Cury, o projeto gestão da emoção em parceria com a ALTA é fundamental para trabalhar com profissionais da indústria da aviação:

“Nosso primeiro projeto será a mente; a mente irá trabalhar com as emoções. A emoção é um piloto inconstante e, às vezes, irresponsável. Quando nos pilota por meio do amor, da tranquilidade e da afetividade, a sensação é excelente”.

Para o diretor de operações e safety, Virginio Corrieri, a ALTA está alinhada com a temática e criou este projeto sempre com o intuito de prover uma aviação cada vez mais segura:

“A ALTA tem o orgulho de fazer decolar este importante projeto, antecipando-se e proporcionando a todos os envolvidos na aviação uma experiência única com a parceria firmada com o Dr. Augusto Cury”.

A Pandemia provocou uma crise sem precedentes na aviação mundial e o tema saúde mental tem sido recorrente nos últimos eventos, em especial aqueles que tratam da segurança, como o ALTA Pan American Aviation Safety Summit, realizado em junho deste ano, em São Paulo.

“Esta é uma questão da ESG. De fato, estudos da Boston Consulting Group (BCG) demonstram que práticas de ESG elevam eficiências, inclusive financeiras, da indústria entre 3 a 19%. Isso acontece em aspectos profissionais e pessoais”, disse Botelho.

Informações da ALTA

Sair da versão mobile