Com avião A340-300 e todo mundo de ‘face shield’, Lufthansa volta a voar a Nanjing, na China

Airbus A340-300 – Imagem: Lufthansa

Nesta segunda-feira, 5 de setembro, foi retomada uma das principais ligações aéreas da cidade de Nanjing, na China, com o mundo ocidental. Depois de mais de um ano, a Lufthansa volta a voar para o Aeroporto Nanjing Lukou.

A operação da companhia alemã, realizada com o quadrimotor Airbus A340-300 de matrícula D-AIGZ, chegou à pista do destino pouco antes das 15h00 do horário local, após ter deixado Frankfurt, na Alemanha, 11 horas e 30 minutos antes.

O trecho de retorno acontece nesta terça-feira, 6 de setembro, partindo de Nanjing às 23h20 e chegando a Frankfurt às 07h20 da quarta-feira, 7 de setembro.

Imagem: Lufthansa

Embora a tripulação da Lufthansa tenha sido recebida com flores pela comemoração da volta ao destino na China, não passou despercebido que todos estavam usando máscaras e até viseiras de proteção completa (“face sields”), como nos primeiros dias da epidemia. Enquanto as medidas anti-Covid são removidas em quase todo o mundo, a China continua com suas duras medidas de política de zero casos.

Apesar da reestreia, as operações nos dois sentidos da rota agora são um pouco diferentes, mais longas, por ter que evitar o espaço aéreo russo. E a volta da China à Alemanha será ainda mais longa do que a ida, com quase 14 horas de duração, já que os ventos são menos favoráveis do que no sentido contrário.

O voo de Frankfurt a Nanjing desviando da Rússia – Imagem: RadarBox

Esta é a segunda retomada do serviço de Nanjing para a companhia aérea desde o início da pandemia. Em 7 de julho de 2020, a Lufthansa retornou à cidade chinesa usando seus Boeings 747, para permitir assentos com distanciamento social. Foi assim até que o serviço cessou no final de julho de 2021, e agora o Airbus A340-300 é quem assume os voos LH-780 e LH-781, que serão executados uma vez por semana.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias