Com avião de menos de 10 anos, empresa faz último voo com o Airbus A380

Mais uma empresa aérea irá se despedir do Airbus A380 e a aposentadoria será feita com um gigante fabricado há menos de 10 anos.

A mais recente empresa a se desfazer do superjumbo é a China Southern, uma empresa aérea estatal chinesa, e única operadora do modelo, que é o maior avião de passageiros do mundo, em seu país. Configurado para 506 passageiros em três classes, o A380 da China Southern era utilizado em rotas de longa distância.

Nos últimos tempos ele estava limitado a três rotas, todas saindo de Guangzhou, incluindo os destinos de Los Angeles, Sydney e Amsterdã. As aeronaves que voavam nestas rotas são novas. A empresa chinesa começou a receber os A380 em 2011 e, no final, chegou a ter 5 do modelo.

Nos últimos dias, no entanto, restava apenas um, de matrícula B-6140, entregue direto da fábrica para a China Southern em fevereiro de 2013, menos de 10 anos atrás. Tal aeronave realizou sua última missão, um voo bate-volta para Los Angeles, antes de ser aposentada de serviço.

O seu futuro não está claro, mas a aeronave deve seguir para o deserto de Mojave, nps EUA. O lugar, ironicamente, está bem próximo da cidade do seu último voo comercial. Ali, ele será estocado junto dos outros A380 que foram retirados da frota da companhia chinesa.

Não existe perspectiva para que outra companhia aérea “adote” algum dos A380 aposentados pela China Southern, que podem ser desmanchados e vendidos como ferro-velho ou fontes de reposição de peças para empresas que ainda terão o avião na frota por alguns anos, como a Emirates.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias