Início Variedades Com avião “Star Wars” na pista, A330 da Azul arremete a instantes...

Com avião “Star Wars” na pista, A330 da Azul arremete a instantes do toque

Uma interessante situação ocorrida na noite deste último sábado, 27 de novembro, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nos traz uma demonstração prática de como funciona o procedimento padrão de segurança da aviação, em que um avião nunca é autorizado a completar seu pouso a menos que a área de segurança da pista esteja completamente livre.

Pouco após as 21h00 do horário local (00h00 UTC), o Boeing 777-300ER registrado sob a matrícula PT-MUA, operado pela LATAM Brasil e popularmente conhecido por sua pintura especial com tema de Star Wars, efetuou seu pouso pela pista 33 de Viracopos, ao chegar de Miami no voo cargueiro LA-9553.

O Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUA – Imagem ilustrativa

Nesse momento, a aeronave que fazia aproximação para pousar na sequência era o Airbus A330-200 da matrícula PR-AIU, operado pela Azul Linhas Aéreas e também bastante popular por sua pintura especial do programa Azul Viagens da companhia aérea. Ele chegava a Campinas no voo AD-2923, que partiu de Recife.

O Airbus A330-200 de matrícula PR-AIU – Imagem ilustrativa

Acontece que, por uma questão de intenso movimento aéreo de chegadas de aviões para pousos no aeroporto do interior paulista naquele momento, o Airbus A330 da Azul foi posicionado com separação muito reduzida em relação ao Boeing 777.

Assim, enquanto o grande jato da LATAM acabava de percorrer a pista inteira de Viracopos para sair em uma das últimas taxiways, o da Azul chegava cada vez mais perto da cabeceira 33 e do momento de seu toque na pista.

A imagem a seguir, do histórico da plataforma FlightRadar24 de rastreamento de voos online, mostra as posições aproximadas do PT-MUA e do PR-AIU no momento em que o 777 saía da pista:

Conforme o registro acima, nota-se que o Boeing 777 provavelmente já teria se afastado da pista até que o Airbus A330 completasse seu pouso e sua desaceleração. Porém, o que importa é que a pista esteja livre no pouso todo, e não apenas no final dele.

Assim sendo, mesmo com o controlador de tráfego aéreo aguardando ao máximo para ver se o jato da LATAM teria livrado a área de proteção de pista, ele ainda não o havia feito quando o da Azul estava a instantes de cruzar a cabeceira e fazer o toque de seus pneus na pista.

Dessa forma, seguindo os procedimentos de segurança, foi feita a arremetida, ou seja, o procedimento em que o piloto acelera os motores da aeronave e volta a ganhar altura para depois retornar em uma nova aproximação de pouso.

Este autor que fala com você leitor através deste texto estava, por sorte, próximo à pista de Viracopos no momento da arremetida, podendo dar o testemunho de que foi bonito de se ver e de se ouvir o grande Airbus A330 passando com seus motores a toda potência a poucos metros de altura sobre a cabeceira 33.

A câmera do canal Golf Oscar Romeu no YouTube, que registra ao vivo o movimento do aeroporto de Campinas, captou os instantes seguintes em que o avião da Azul é visto ganhando altura durante a arremetida. Na gravação a seguir, note o quadriculado laranja e branco da cabeceira (no canto inferior direito) sendo iluminado pelos faróis do A330 até que a iluminação desaparece no momento em que a arremetida é iniciada, e o jato então surge na tela:

O Airbus A330 efetuou um novo procedimento de aproximação e completou seu pouso cerca de 10 minutos após a arremetida.

https://aeroin.net/aviao-arremete-com-outro-na-pista-e-midias-afirmam-que-uma-tragedia-foi-evitada/

https://aeroin.net/comandante-e-suspenso-ao-pousar-mesmo-apos-copiloto-pedir-arremetida/

https://aeroin.net/vento-nao-da-sossego-no-rj-e-festival-de-arremetidas-dos-avioes-e-captado-em-video/

Sair da versão mobile